Publicado em: 14 de setembro de 2022
ROI em inglês significa “Return over investment”, ou “Retorno Sobre Investimento” trazendo para o português. É uma métrica baseada quando se diz respeito entre dinheiro ganho e dinheiro aplicado em investimento.
A única forma de você saber se investiu corretamente é calculando o ROI sobre o seu investimento. Por conta disso, é necessário que você escolha corretamente os investimentos e trace as estratégias, para chegar o mais perto possível de sua meta.
Se montar a estratégia de sua empresa corretamente, além de trazer novos clientes, poderá fidelizá-los.
Isso parece algo difícil. No entanto, se você fizer o cálculo de seu ROI e tomar ações em cima dele será metade do caminho andado.
Neste texto você poderá entender melhor o que é o ROI, o quanto ele é importante para sua empresa e principalmente como fazer o cálculo dessa métrica.
O que é o ROI (Return on Investiment)?
Por meio deste termo, você pode analisar quanto dinheiro sua empresa está ganhando ou perdendo de acordo com o investimento realizado.
Ou seja, tudo o que for feito visando um futuro lucro deve ser calculado. Por exemplo, campanha de marketing, treinamentos de vendas, aquisição de ferramentas de gestão, ou alguma estratégia que mantenha os seus clientes e os fidelize.
Sendo assim, é obvio que não apenas quais investimentos vale a pena, mas sim os que tem chances de serem otimizados. Ou seja, os que já estão dando certo e podem chegar mais longe.
O ROI pode ser calculado em várias vertentes do marketing digital, como:
- ROI de mídias sociais
- ROI de blog
- ROI de SEO
- ROI de marketing de conteúdo
- ROI de Google Ads
Por que fazer esse cálculo é tão importantes para que o seu negócio cresça?
Trabalhar dentro da área do marketing digital é algo muito amplo. Dessa forma, você terá uma grande variedade de estratégias e métodos para atrair clientes e converte vendas.
No entanto, com tanta opção, as vezes é normal que a empresa se perca dentro de sua própria estratégia.
No entanto, independente disso, é importante que você se lembre que não pode desistir de uma estratégia por não estar dando certo no primeiro momento. O que precisa ser analisado é o porquê dela não estar dando certo. Essa é mais uma razão para que você faça o cálculo de seu ROI em cada uma das estratégias aplicadas.
Vale a pena ressaltar de que o marketing digital requer riscos, assim como qualquer investimento.
Sendo assim, é importante que você acompanhe de perto este retorno sobre o investimento. Ele será o seu guia para responder algumas perguntas sobre o seu negócio:
- Onde minha empresa ganha mais dinheiro?
- Quais são as fontes de maior impacto para trazer novos leads ou nutrir meus leads?
- Como andam os desempenhos das campanhas de marketing? Está de acordo com o esperado?
- As vendas estão indo bem?
- O atendimento ao cliente está ajudando para fidelizá-los ou está afastando os clientes?
É obvio que nem todas as respostas estarão aí de forma detalhada. No entanto, será o seu termômetro para saber se os negócios estão indo bem.
Como calcular o ROI de sua empresa?
Para fazer este cálculo é mais simples do que parece. Basta que você siga a seguinte forma.
ROI = (Receita – Custo ÷ custo) x 100.
Ela pode ser usada de forma mais aberta, para que você analise como vai o seu negócio como um todo. Por outro lado, poderá utilizá-la também de forma mais específica, para analisar um projeto ou setor de sua empresa, individualmente.
Se você trabalhar das duas formas, poderá identificar o que está errado, ou qualquer problema que aparecer dentro de seu negócio.
O resultado que será obtido desta fórmula será em porcentagem. Dessa forma, será mais fácil você comparar o ROI de diferentes estratégias.
Como avaliar o seu ROI?
Agora que você já sabe como calcular o seu ROI, será a hora de você avaliar o resultado.
Essa análise é essencial para que você entenda se o seu negócio está ou não dando retorno sobre os seus investimentos. Isso porque, ela falará se ele é bom ou não. Avaliando assim, você poderá criar novas estratégias ou melhorar as suas atuais e torná-las mais assertivas.
Com isso, você deve entender que, quando o resultado da sua fórmula for positivo ou seja, acima de zero, mostra que não ocorreu prejuízo em relação ao investimento feito.
No entanto, se o resultado for menor que zero, mostrará que você teve prejuízo em relação ao dinheiro investido.
Porém, você não deve avaliar apenas essa métrica. Assim, se você quer ter um parâmetro melhor sobre a eficácia de seu investimento, você deve avaliar o ROI dentro de um conjunto de outros indicadores que podem trazer mais assertividade dentro dessa análise.
Além disso, o ROI não é tudo que importa, você deve analisar outras coisas. Embora não tenha conseguido neste primeiro investimento, vieram mais clientes? Seus clientes habituais voltaram a comprar com você? Como anda o tráfego dentro de seu site? Em algumas ocasiões, para a venda ser convertida só depende de você e da sua equipe.
Ou seja, tente impactar seu cliente novamente com alguma oferta especial, ou peça para sua equipe de vendas entrar em contato.
Quando o lucro pode ser considerado bom?
Como citamos anteriormente, quando o cálculo do ROI é acima de zero, já pode começar a ser considerado bom. Afinal, ou não houve prejuízo nem ganho, ou houve ganho em relação ao que você investiu. Independente do quão acima de zero for o valor.
Por conta disso, você deve também considerar quanto tempo levou para que o seu ROI ser positivo. Caso o investimento tenha levado mais tempo para gerar lucro, é preciso considerar essa demora.
No entanto, o ROI que é realmente vantajoso é aquele que decorre em pouco tempo de investimento.
Sendo assim, é necessário que antes de você avaliar a métrica, precisa entender a fundo o que se espera em relação ao investimento e a performance do mesmo. Dessa forma, ele indicará se o seu resultado foi positivo ou negativo.