Publicado em: 7 de dezembro de 2022
Que tal fazer uma Campanha de Marketing de Natal para oferecer aos clientes aquele presentão?
O final de ano está chegando e junto deles as festas, e a oportunidade de fazer muito dinheiro. Para isso, é necessário realizar uma Campanha de Marketing de Natal de forma inteligente.
Se está faltando inspiração neste fim de ano, não tem problemas, daremos algumas dicas para que você possa dar um boom seus negócios.
O fim do ano é uma das épocas mais lucrativas do ano para o comércio eletrônico. Segundo a NielsenlQ Bit, em 2021, o e-commerce faturou R$ 4,5bi só no período do natal.
Isso representa um crescimento de 21% em relação a 2020. O período analisado foi entre 10 e 24 de Dezembro.
Por outro lado, o ticket médio teve uma alta de 6%, atingindo R$ 489,00. Além disso, o comércio eletrônico registrou mais de 9 milhões de pedidos, um numero 14% superior ao do ano anterior.
Moda foi o nicho onde tiveram mais vendas, totalizando 20%. Já nos eletrodomésticos, os produtor representaram 61% a mais de vendas.
Em 2022, o mercado tem tudo para continuar aquecido. Afinal, com as lojas tendo voltado a operar à todo vapor, e o crescimento na empregabilidade em relação aos 2 primeiros anos de pandemia, a tendência é que estes números sejam superados.
Entretanto, não podemos ir com muita sede ao pote, a melhor estratégia na hora de realizar as compras é sendo cauteloso e calculista.
Por conta disso, é de suma importância que neste mês de Dezembro você foque todos os seus esforços em suas campanhas de natal. Vale ressaltar, que as pessoas podem começar a comprar antecipadamente.
Veja abaixo algumas ideias de campanha de marketing de natal que você poderá utilizar neste ano.
1.Prepare o seu WhatsApp Business para o natal
O WhatsApp é uma poderosa ferramenta de marketing. Isso porque, ele é uma das redes sociais mais utilizadas pelo brasileiro, principalmente na hora de tirar alguma dúvida.
No WhatsApp Business você pode montar sua própria vitrine, portanto, capriche na hora de tirar as fotos e na escolha das peças em destaque.
Além disso, você pode disponibilizar um link de WhatsApp em suas outras redes sociais e dentro do seu site, assim, ao clicar no link, o cliente cairá diretamente em sua loja.
2. Invista em Landing Pages e pop-ups de saída para a captação de leads
Não apenas nas campanhas de natal, mas de modo geral. No entanto, crie uma landing page específica para o natal. Dessa forma, você irá conseguir informações importantes de leads e enviar as ofertas personalizadas.
Outra boa forma de converter os visitantes de seu site em Leads é utilizando pop-ups. Dessa forma, coloque em páginas estratégicas, como a home do seu site e algumas páginas de produtos, para captar os contatos das pessoas que estão online.
Lembre-se: Sempre ofereça um benefício em troca do e-mail do Lead. Podem ser esses:
- Frete grátis
- Descontos
- Leve 2 pelo preço de 1
- Download de conteúdos gratuitos
3. Prepare Email Marketing de forma inteligente e estratégica
Após a criação das landing pages, onde você pode coletar os dados de seus clientes com pop-ups ou formulários, chegou a hora de você realizar o remarketing para esses leads.
Dessa forma, você deve enviar esses e-mails antecipadamente. Assim, dará tempo do seu cliente ver, pensar e realizar a compra de seu produto ou serviço.
No e-mail, traga as ofertas, seja objetivo e direto. Prepare as segmentações, combos de ofertas, calendários, textos e tudo o que for necessário no Email Marketing.
Boa parte das empresas mandam mensagens de Feliz Natal para toda sua base de clientes, sem segmentação alguma, e já acham que está bom. No entanto, o Natal é uma época para as vendas bombarem, e as metas devem ser ousadas.
4. Insira em sua Campanha de Marketing ações pelas redes sociais
Essa é uma das peças-chave para a sua campanha de natal. Essa é a hora de você divulgar diariamente todas as suas ofertas de natal, e o que sua empresa pode agregar para o cliente.
Aproveite essa época e foque principalmente em vendas e promoções. Dessa forma, utilize tudo o que as redes te oferecem, como Feed, Stories, Reels. Além disso, faça sorteios de uma cesta de natal, isso trará novas pessoas interessadas em sua loja, que podem se interessar por seus produtos.
Além disso, você pode usar carrosséis com as imagens com fotos e preços “clicáveis”.
Junto a isso, você pode investir no tráfego pago. No entanto, como neste mês todos querem vender, será a época mais cara para se investir em tráfego.
5. Realize sorteios ou concursos
Já demos essa dica anteriormente em outro tópico, no entanto, essa é uma que vale o reforço.
Poucas ações contam com um potencial tão grande quanto concursos e sorteios.
Natal essa é a época perfeita. Isso porque, você pode sortear cestas de final de ano, panetone, dentre outros. O brasileiro ama um sorteio ou um brinde, e isso fará com que haja uma quantidade de engajamento muito maior do que o natural.
Você pode liberar um link especial para as pessoas se cadastrarem com e-mail, WhatsApp e @ no Instagram, com isso, você poderá fazer uma captação de lead de forma indireta.
Ou então promover lives com sorteios que ocorrem durante a programação.
6. Por fim, deixe suas redes e seu site natalinos
Preparar uma identidade visual para a sua estratégia, é de suma importância para mostrar o quão você está engajado nas datas.
Dessa forma, alterar a sua foto de perfil com gorrinho do Papai Noel no logo, as cores vermelhas, verdes e natalinas, deixarão seu site mais elegante e com cara de natal.
Traga a experiência do natal mesmo para sua loja virtual.
Precisa de uma Agência especializada para fazer sua Campanha de Marketing de Natal e outras campanhas?
Nós, da Agência We Digital contamos com uma equipe especializada em redes sociais, design, e campanhas de tráfego para este tipo de campanha.
Dessa forma, você poderá focar totalmente nas vendas e deixar toda a parte da divulgação e captação de leads conosco.
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