Publicado em: 11 de janeiro de 2023
O E-commerce é cada vez mais popular, no entanto, o que muitos não sabem é que o Mercado Livre é bastante acessível há bastante tempo
Saber a forma correta de se vender no Mercado Livre, é um passo importantíssimo para que o seu negócio tenha sucesso e possa colher bons frutos. No entanto, é importante ter planejamento, estratégia, saber divulgar os anúncios e se planejar.
O Mercado Livre é usado para a venda de mercadorias novas ou usadas há muitos anos, no entanto, até hoje, boa parte das pessoas/empreendimentos não sabem como aproveitá-lo da melhor maneira possível.
Neste post, você entenderá o que é essa plataforma, e qual a melhor forma de usufruir dela.
O que é o mercado livre?
O ML é uma empresa de tecnologia que tem como foco o comércio eletrônico. Ela foi fundada em 1999, na Argentina, e atualmente, opera em 18 países em todo o mundo.
Ao todo, são mais de 60 milhões de ofertas cadastradas no site, as categorias variam entre produtos, varejo, imóveis e outros serviços. Veja abaixo alguns dados importantes sobre a empresa:
- 90% dos produtos vendidos são novos
- Só no Brasil, já são mais de 15 mil vendedores
- O faturamento destes vendedores corresponde a 0,12% do PIB do país
Você pode encontrar estes dados a página institucional do ML, que está com diversas curiosidades.
Como funciona a plataforma?
O Mercado Livre é bastante simples. Os empreendedores fazem o cadastramento de seus produtos ou serviços na plataforma e, em pouco tempo, um anúncio é criado.
Quando se faz o anúncio, os clientes podem encontrá-lo através da pesquisa feita através de palavras-chave correspondentes. O processo é bem parecido com os mecanismos de busca do Google. No entanto, elas vão diretamente para os links para os produtos anunciados.
Veja abaixo algumas dicas para que você possa vender mais no Mercado Livre
1. Conquiste a confiança de seu público
Iremos partir do princípio. Primeiramente, você deverá se colocar no lugar do cliente. Quando você acessa um produto do ML e lê uma descrição com apenas duas linhas, e poucas informações que não tiram a sua dúvida. Ou então, se a foto não mostrar detalhadamente, ou parece uma imagem retirada do Google.
Este tipo de página geralmente são associados a golpes, ou produtos que não entregam o que prometem. Se você preza por qualidade e cobra isso na hora de comprar, sabe exatamente o que o seu cliente busca.
Dessa forma, algumas pequenas ações, podem gerar credibilidade em seu anúncio. Veja abaixo algumas delas:
- Título no anúncio
- Quantidade e qualidade em imagens (opte de preferência por imagens originais, produzidas por você mesmo(a)
- Descrição dos produtos
- Medidas do produto (caso precise)
- FAQ (perguntas frequentes) com dúvidas comuns já respondidas pelo vendedor
Sendo assim, quanto mais informações forem dadas de forma exclusiva, maiores serão as chances de atração do cliente.
Além disso, é de suma importância que a comunicação seja direta, e clara com o seu cliente. Isso agilizará as chances de compra.
2. Saiba anunciar
Para um anúncio ser bom ele não deverá seguir uma “receita de bolo”. Tudo irá depender do que você está vendendo e de que forma está fazendo isso. Tudo dependerá do produto. Ou seja, alguns “se vendem sozinhos”, outros, precisam do poder de persuasão.
A confiança do cliente surge através de uma página e perfil confiável.
Em relação as imagens, é fundamentalmente importante que ela mostre cada detalhe do produto, afinal, se a foto for original principalmente. Isso porque, o consumidor poderá conferir o estado de conservação de seus produtos.
De preferência, opte pela iluminação natural do dia. Isso porque, valorizará o seu produto, e não parecerá um Photoshop ou mensagem. Quanto mais o produto ficar à mostra melhor. Dessa forma, quanto melhor for a experiência de seu cliente, mais chances de vender você terá.
Além disso, você deve tirar foto de ao menos dois ou três ângulos diferentes do produto. No entanto, saiba quais são os melhores para se tirar, para que o cliente não crie objeções.
3. Proporcione uma boa experiência de compra
O que move a experiência do cliente, está principalmente na sua relação com ele. Dessa forma, quando ele tirar alguma dúvida por comentário, ou diretamente com você, busque atendê-lo de forma atenciosa, e tirar quaisquer dúvidas sobre o produto.
Algumas pessoas, mesmo sem dúvidas, gostam de perguntar para ver como serão atendidas pela loja. Assim, com um atendimento personalizado e único, será mais fácil de realizar as suas vendas.
Ser educado e respeitoso com o seu cliente é essencial. Muitas lojas deixam de vender por conta de sua forma de lidar com os seus clientes. Lembre-se: O seu cliente é o seu maior patrimônio.
4. Tenha uma boa operação logística
Oferecer uma boa operação logística resume a pergunta de como vender no Mercado Livre. Afinal, quanto melhor o processo de envio do produto, maior será a satisfação do cliente.
Entretanto, nem sempre é possível investir em prazo de entrega rápido, principalmente quando tratam-se de pequenos e médios empreendedores. A melhor forma de contornar este tipo de situação é a sinceridade. Você não deve prometer o que não pode cumprir.
Se o seu produto não conseguir ser despachado em poucos dias, deixe isso também claro e garanta ao cliente para que ele já saiba deste detalhe.
5. Dê Feedbacks e tenha um atendimento pós-venda
Muitas lojas não fazem isso, no entanto, ter um pós-venda bom, não apenas após a conclusão da compra, mas também após a entrega, é de suma importância para que o seu cliente veja o quanto você está atento ao seu pedido.
Ter um bom atendimento pós-venda estimulará também o seu cliente a avaliar o pedido e dar feedbacks positivos com comentários. Isso irá fidelizar os seus clientes.
Se possível, pergunte ao seu cliente se os itens chegaram corretos e intactos. Dessa forma, você também poderá ver a confiabilidade de sua equipe de logística de entrega.
6. Para vender no Mercado Livre é necessário oferecer diversidade no pagamento
Quanto mais opções de pagamento você oferecer, maior será o grupo de interessados pelo seu produto. Isso porque, algumas pessoas não gostam de registrar o seu cartão de crédito nas compras online, mesmo com os cartões virtuais.
Restringir o pagamento via boleto pode ser também outra objeção para o seu cliente. Isso porque, algumas pessoas gostam de parcelar a compra.
7. Se possível, coloque frete grátis
Uma das estratégias mais silenciosas e que mais são eficazes é o frete grátis. Isso porque, muitas empresas acabam deixando de realizar vendas quando os fretes são altos, ou próximos ao valor do produto da compra.
Essa é uma das maiores objeções por parte dos clientes.
9. Venda no Mercado Livre utilizando o tráfego pago
“Quem não é visto não é lembrado”. Quantas vezes você já não ouviu essa frase na vida?
Pequenos empreendedores sofrem para se colocar no mercado as vezes por conta de não aderir as estratégias corretas.
Por conta disso, é de suma importância que se invista em Google ou Facebook Ads. Dessa forma, você poderá se apresentar para o seu cliente e mostrar o que você pode oferecer para ele.
10. Prometeu? Cumpra
Essa é a mais importante de todas. Propaganda enganosa é crime. Além disso, como o Mercado Livre é uma plataforma acessada por milhões de pessoas, que podem comentar em seus pedidos, os feedbacks negativos afastarão novos clientes de sua empresa.
Dessa forma, prometa apenas o que você pode cumprir, não crie soluções que não pode oferecer para o seu cliente.
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