Publicado em: 10 de setembro de 2022
Blog x Website: qual a diferença?
Blog x Website: qual a diferença? Essa é a pergunta que todo mundo faz quando não se tem conhecimento sobre o assunto. Neste post esclareceremos as principais diferenças e algumas semelhanças entre ambos. Além disso, será dito em que situações criar cada um deles e qual o objetivo da criação, seja para objetivo pessoal ou profissional.
Dentro da área de marketing digital é comum que alguns empreendedores, principalmente quem está começando, não saibam a diferença, entretanto, cada um possui um viés diferente e varia de estratégia para estratégia.
Por que é importante ter um blog x website?
Estar presente no máximo de plataformas possíveis é fundamental para ganhar visibilidade, é o famoso ditado “quem não é visto não é lembrado”, e em quanto mais lugares sua marca aparecer melhor.
Para quem está começando, ter uma página nas redes sociais é bom para a interação com o público, e dentro delas você pode colocar os endereços de seu blog e website.
Além disso, quando você tem uma loja física, apenas quem circula pelas regiões terão conhecimento sobre o seu negócio, e o website ou o blog podem acabar trazendo para a sua loja mais visibilidade. A maioria das pessoas descobrem lojas físicas através de buscas no Google ou em outras ferramentas.
Você tendo o seu site, não terá apenas uma imagem do local e do endereço, mas sim o que sua empresa oferece, como é o atendimento.
Quem não tem um negócio online, sai atrás da concorrência, isso porque todos estão modernizando o processo e buscando novas estratégias para se destacar e tornar-se referência no mercado.
Nem todo mundo tem acesso a internet, porém, com o avanço tecnológico e preços acessíveis de alguns planos e aparelhos, fizeram com que esse número crescesse consideravelmente, ou seja, mais gente consumindo informação, buscando soluções, e por que não seu site/blog?
Diferenças entre blog x website
Há três principais diferenças entre o website e o blog, são elas:
Comunicação pessoal x comunicação institucional
No seu website, normalmente utilizará uma linguagem mais técnica e institucional sobre alguns aspectos. As famosas páginas: “Quem somos?” “Nossos valores” “Nossa Missão” e sobre o que sua empresa oferece, podendo ser serviços ou produtos.
Mesmo se a sua empresa for mais moderna e contar com um perfil mais descolado, é necessária essa linguagem profissional dentro do seu website.
Já o blog busca uma linguagem mais leve, uma interação e familiaridade entre escritor e leitor, assim como a que estamos tendo com você neste texto.
Diferença de tempo para a atualização entre os dois
O website pode ser considerado algo mais estático, as atualizações só ocorrem periodicamente, caso queira acrescentar algum serviço, retirar ou acrescentar algum produto ou algo do tipo, não necessariamente você atualizará constantemente.
Já no blog, como são textos com conteúdos mais específicos para educar e engajar o seu leitor, deve estar sendo atualizado constantemente, afinal, o mundo é dinâmico e toda hora as informações estão mudando, vale ressaltar que o escritor/editor deve estar sempre atento às novidades.
Diferentes focos
O web site serve para representar a empresa institucionalmente falando, seja da empresa, do e-commerce ou até o caso de um portfólio online.
No seu blog, como foi mencionado anteriormente, você pode expor suas opiniões, além claro, de informar, porém, se for fazer isso em um blog empresarial pense na linha editorial da empresa e principalmente, na imparcialidade, isso porque, o seu leitor estará mais próximo de você.
Além disso, no blog você pode passar por diversas partes do seu funil, educando-o com informações, fazendo com que ele entenda que tem um problema e que em algum momento precisa ser resolvido, e em algum momento oferecer a solução para ele.
O que compõe um blog?
Post
Os posts são as publicações que você faz dentro do seu blog. É de suma importância que cada uma dessas postagens trate de um assunto especifico, e preferencialmente que desperte a atenção de sua persona. Além disso, ele tem que ter atributos que ganhe visibilidade no Google e outras plataformas, seriam como técnicas de SEO. Sendo algumas delas:
- Títulos e subtítulos
- Backlinks
- A utilização de palavras-chave em algumas partes do texto
- Escaneabilidade
Página
Além de posts, os blogs também podem ter páginas para explicar para as pessoas qual a temática do blog ou até oferecer ao leitor materiais de download.
As páginas são importantes para que no primeiro contato do leitor com o seu blog ele compreenda onde está entrando e o que pode esperar dele.
Se você tiver materiais para download como e-books, ajudará bastante para captar leads.
Categorias
As categorias são o que vão facilitar para o seu leitor o tráfego em seu blog. Isso porque você consegue separar por temas os seus posts, como:
- Marketing
- E-commerce
- Vendas
- Liderança
Organizando os seus textos por categorias fica mais fácil para o leitor e inclusive para o seu editor revisar os textos de tempos em tempos.
O que é escaneabilidade
Trata-se de uma técnica que tem como foco principal otimizar o conteúdo que é produzido dentro do site ou blog, tornando a vida do leitor a mais fácil possível.
Se o texto de um site conta com parágrafos muito longos ou traz ao leitor a sensação de que aquilo não é interessante, pode ter certeza de que vai fechar.
O que são as heading tags?
Já ouviu falar em HTML? Pois bem… As heading tags são os chamados “H1, H2, H3, H4”, que dão a formatação do texto através de códigos. Esses “H’s”, nada mais são do que os títulos e subtítulos que são ordenados por importância (1,2,3,4,5).
Sendo assim, utilizando essa técnica é a melhor forma de você fazer uma quebra no seu texto. Fazendo isso, mesmo se o leitor não acompanhar seu texto por completo irá direto ao ponto que lhe será útil.
Backlinks, o que são?
Estes são os links posicionados estrategicamente para guiar os leitores a trafegarem em conteúdos semelhantes no blog. A ideia é educar o leitor e transmitir conhecimento ao mesmo tempo.
Uma das estratégias de SEO mais utilizadas é o chamado Link Building. Essa linkagem deve ser feita de forma consciente e relevante para que não se abuse e nem seja punido pelo próprio Google.
Já o Backlink ocorre de um site para o outro. A inteligência do Google utiliza a qualidade dos links e o número de backlinks como um sinal de rankeamento, isso torna essa estratégia importantíssima.
Palavra-chave
Essa é a estratégia mais utilizada no ramo do marketing digital. As palavras chave são basicamente o que vão fazer com que você consiga atingir mais as pessoas. É claro, importantíssimo que você saiba como usá-las e sem muito exagero para o Google não punir. Além disso, quanto mais específica a sua palavra chave, melhor rankeada ela estará, isso porque são pessoas que buscam exatamente por aquele termo.