Chatbot para e-commerce: Quais as vantagens?

Publicado em: 2 de fevereiro de 2023

Chatbot para e-commerce

Veja como o chatbot para e-commerce pode ajudar a alavancar a sua loja

A utilização de chatbot para e-commerce tem se tornado uma das principais tendências e uma boa estratégia de comunicação. Isso porque, eles funcionam através de automações que interagem com pessoas, simulando conversas reais. Isso irá facilitar a vida do atendente no momento em que o cliente esclarecer o que busca, e do cliente caso tenha alguma dúvida.

Eles estão presentes cada vez mais em todos os segmentos. Essa tendência tem crescido não só para e-commerce, como em outras situações. Eles simulam situações reais e sua automação permite que a conversa tenha algum rumo.

Um robô para lojas virtuais não apenas aumentam a produtividade, como faz com que tarefas sejam divididas. Entretanto, é possível otimizar vendas e melhorar o atendimento ao cliente. Isso porque, um chatbot ou contato inteligente consegue escalar demandas e manter grande retenção de volume de atendimento.

Mas afinal, como eles funcionam na prática dentro do e-commerce, e como eles podem ajudar a sua loja virtual?

Como funciona o chatbot para e-commerce?

O conceito por trás do funcionamento dos chatbots é bastante simples. Ou seja, a cada mensagem recebida, os chatbots consultam uma base de dados, encontrando respostas para as perguntas ou mensagens enviadas pelos usuários.

Através de palavras-chave, o programa identifica o assunto e busca respostas relacionadas em uma ou mais base de dados.

Se os chatbots para e-commerce não possuírem inteligência artificial, eles irão funcionar com base em regras, direcionando o usuário por um fluxo pré-definido. Assim, os comando são pré-determinados e associados às informações desejadas.

Ao mesmo tempo, os robôs com inteligência artificial conseguem aprender usando machine learning. Ou seja, usarão informações coletadas durante o atendimento para compreenderem e criarem conversas cada vez mais naturais.

Como usar os chatbots?

Nas duas circunstâncias, as principais funcionalidades dos chatbots para e-commerce são:

  • Responder dúvidas sobre os produtos e os serviços
  • Indicações de itens
  • Informações sobre prazo de entrega
  • Ofertas e promoções com preços especiais
  • Ajudar no cadastro e mudança de informações
  • Geração de leads

Além disso, há outras funções que podem ser delegadas aos chatbots. Assim, seus atendentes poderão se concentrar diretamente em contatos que demandam um raciocínio mais elaborado, onde apenas humanos podem resolver.

Confira vantagens do chatbot para e-commerce

Os chatbots não fazem todo esse sucesso por acaso. Conheça algumas vantagens de apostar para o seu negócio visual.

1. Economiza o tempo do cliente

Se colocando no lugar do cliente, todos nós sabemos que ninguém gosta de esperar para ser atendido. Isso vale tanto para telefone, quanto por chat. Entretanto, manter equipes atendendo grandes volumes de solicitações tem um custo bem alto.

Neste cenário, os chatbots podem auxiliar atendendo várias pessoas ao mesmo tempo, retendo a grande demanda de atendimento em um curto período de tempo.

Além disso, pode resolver grande parte das solicitações de forma automatizada. Eles direcionam o cliente para um atendente humano quando for necessário. Dessa forma, reduzem o tempo de espera e o risco de deixar os clientes impacientes.

2.Atendimento personalizado

Os chatbots processam uma grande quantidade de informações, e, por conta disso, permitem personalizar o atendimento e deixar clientes mais satisfeitos.

Dessa forma, os chatbots podem oferecer produtos e soluções perfeitamente alinhados com os interesses dos clientes.

3. Dá uma experiência melhor do usuário

Pode ser por meio de redes sociais ou através do canal oficial dentro do site, os chatbots otimizam a experiência de seus clientes. Isso porque, mantém os pilares de cordialidade, eficiência e rapidez de soluções. Afinal, ninguém gosta de esperar ou receber um atendimento ruim.

Além disso, o chatbot poderá enviar ofertas personalizadas, além de permitir pesquisas específicas de acordo com o produto, e outras possibilidades.

4. Mais conforto em todas as plataformas

Atualmente, sabemos que a maioria das pessoas que acessa a internet usando celulares e tablets. Por isso, os chatbots podem entregar mais comodidade em diferentes plataformas.

Por conta disso, o seu e-commerce ficará mais acessível para os usuários sem restrições.

Com chatbot suas vendas aumentarão

Com chatbot suas vendas aumentarão

5. Com o chatbot para e-commerce suas vendas aumentarão

Isso pode ser feito de várias formas. Isso porque, os clientes podem adicionar coisas ao carrinho e não finalizar a compra e sair do site. No entanto, o chatbot pode sim converter isso em venda.

6. Redução de custos

Ao utilizar ou desenvolver um software personalizado em sua loja virtual, é uma forma inteligente de investir. Isso porque, é uma estratégia que se paga, à medida em que você consegue reduzir custos pessoais de atendimento, telefonia e manutenção.

7. Você terá mais leads qualificados

Direcionando o seu chatbot para a abordagem certa para cada perfil de cliente, ele poderá oferecer conteúdos mais específicos.

Para isso, você deve preparar um roteiro inteligente e fazer com que o chatbot identifique qual é o momento de compra do usuário. Assim, ele irá mandar mensagens relevantes para saber mais sobre o lead.

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