Boas fotos para o e-commerce: Veja dicas

Publicado em: 28 de março de 2023

Dicas de boas fotos para e-commerce

Como tirar boas fotos para o E-commerce

Uma das maiores dificuldades de quem criar a sua própria lojinha online é como tirar boas fotos para o e-commerce. Neste post daremos boas dicas que você poderá aderir e vender muito mais!

Como já dissemos em outros artigos, a parte visual de seu site é o que irá atrair à primeira vista o seu cliente. Já ouviu falar no ditado “A primeira impressão é a que fica?” Já está mais do que comprovado que quem acessa a internet, antes mesmo de ler o que o site proporciona, primeiramente o cliente dá a famosa “passada de olho”. Sendo assim, se o seu site for agradável visualmente estimulará o seu leitor a navegar por mais tempo dentro de seu site.

Vale lembrar que o seu site deve contar com imagens leves, para que o seu site tenha uma navegação mais rápida e o seu cliente possa acessar com mais facilidade. Sempre é bom ter uma boa câmera, entretanto, se a foto estiver muito pesada indicamos que você passe as suas fotos no TinyPNG. A imagem perderá um pouco de qualidade, porém ficará mais leve e o seu site ficará mais rápido.

Pense no e-commerce como uma loja física, você prefere ver as mercadorias de forma organizada ou bagunçada? Leve este pensamento no momento de construir o seu e-commerce e as imagens presentes dentro dele.

Você pode utilizar o celular para fotografar

Você pode utilizar o celular para fotografar

Veja algumas dicas do que você pode fazer para ter boas fotos no e-commerce

1. Faça fotos originais

Esse primeiro passo é fundamental. Se você utilizar imagens da internet ou que não são suas para realizar vendas de seu produto, ele pode acabar perdendo credibilidade e o seu site confiança.

Tirando a foto de seu produto, você poderá expressar exatamente o que você quer passar para o seu cliente. Isso porque, as fotos tiradas de alguns ângulos ou em alguns locais, pode expressar sentimentos diferentes nas pessoas.

Em alguns casos raros, quando você trabalha sob encomenda você pode utilizar fotos da internet. Entretanto, você pode tirar fotos do produto originais conforme os pedidos forem sendo feitos.

2.Utilize tripé

Este pode parecer um detalhe muito pequeno, mas faz toda a diferença. Você utilizando um tripé não correrá riscos de tremer na hora da foto e terá muito mais estabilidade para você tirar a foto.

Além disso, com o tripé você pode colocar um timer na câmera, e com o auxílio de alguém poderá movimentar o produto e manter a câmera na mesma posição para as fotos.

O tripé torna-se ainda mais essencial para câmeras que possuem o obturador lento. Para essas não é recomendado que segure a câmera nas mãos, isso porque qualquer movimento fará com que a foto saia borrada e você deverá refazer.

3. A iluminação fará toda a diferença

A iluminação é o grande segredo do sucesso. Você pode optar por iluminar o seu produto dos dois lados de forma igual, ou destacar apenas um iluminando de um lado e fazendo jogo de sombras para o lado com menos destaque.

Se você quiser utilizar este efeito de sombra apenas com a luz da janela, é importante que você utilize um refletor branco de placa de isopor para que a sombra não fique tão escura.

Outra técnica que pode ser utilizada é uma placa de isopor preto, isso se você quiser realçar e intensificar ainda mais os sombreados de sua foto, deixando em um tom mais dark.

Para fazer isso, você deverá colocar o isopor preto no fundo, fora da moldura da foto e atrás do produto com uma luz branca do lado oposto, que venha de frente para o produto.

4. Se tiver condições de investir, contrate um fotógrafo

Essa parece uma dica óbvia, mas ter um profissional que conhece boas técnicas e que tenha outro olhar sobre o que está fotografando fará toda a diferença.

Se tiver condições opte por uma câmera profissional

Se tiver condições opte por uma câmera profissional

5. Utilize câmeras profissionais

Você também poderá usar as câmeras de seu smartphone para fazer as fotos. Entretanto, para ter mais precisão e qualidade na hora de tirar suas fotos, uma câmera profissional faz este trabalho muito melhor.

Ter um equipamento completo profissional, como câmera, iluminação e tripés, tornam o seu trabalho ainda mais confiável na hora que o cliente ver o seu produto.

Já nos smartphones mais modernos você tem algumas opções que podem ser interessantes na hora de tirar a foto, como é o caso do modo retrato, de mais ou menos zoom, HDR, dentre outras tantas funções.

Alguns celulares contam com mais de uma câmera, o que podem te auxiliar na hora do macro, aproximando ou distanciando os objetos que estão sendo fotografados.

6. Crie cenários para fazer boas fotos para o e-commerce

Este passo é fundamental que você comece a planejar mesmo dias antes de realizar as fotos. Conforme for tendo ideias de cenários e contextos para divulgar o seu produto, faça anotações, tente colocar suas mercadorias dentro destes cenários e veja se irá ficar realmente bom.

Feito isso, tire algumas fotos teste, faça o tratamento das imagens e veja além do Smartphone em seu computador para ver se a qualidade segue a mesma.

Você pode fazer isso tanto com locais quanto com situações, por exemplo, alguém interagindo com a sua mercadoria.

Fazendo isso, você aproximará o seu produto do cliente e deixará a divulgação dele mais humana.

7. Limpe a câmera para obter boas fotos para o e-commerce

Muitas pessoas deixam passar, mas é fundamental que você sempre higienize a lente da câmera antes de iniciar a sessão de fotos, isso fará com que o click fique perfeito.

Além disso, é importante que você limpe o seu produto, isso porque, à partir do momento em que você deixa ele guardado em estoque, ele ou a embalagem poderá ter acúmulo de pó.

8. Mostre o real tamanho do produto

Neste tópico é interessante você colocar o seu produto ao lado de algum objeto para que o cliente tenha noção do real tamanho.

Isso porque, em muitos anúncios de vendas os produtos aparecem em um tamanho maior do que realmente é.

9. Fotografe como consumidor

Por último e não menos importante, é fundamental que você se coloque no lugar de seu consumidor. Isso te ajudará na criatividade, tendo em vista que você verá o produto como um comprador e não como um vendedor.

Juntos, vamos impulsionar seu negócio para o próximo nível