Call to Action (CTA) para conversão: Veja 7 exemplos

Publicado em: 19 de abril de 2023

Call to Action (CTA) para conversão

O sonho de qualquer empresa é criar um Call to Action (CTA) para conversão, no entanto, nem sempre conseguem alcançar os resultados desejados

O Call to Action (CTA) para conversão tem papel fundamental em qualquer campanha de marketing. Isso porque, são elas que levarão o seu lead a tomar uma ação.

CTA é uma chamada para uma ação, bastante comuns em sites, emails e anúncios, apontando ao usuário exatamente o que ele deve fazer. Geralmente é feito através de links ou botões com uma cor destacada. Além disso, utilizam de termos no imperativo, como “Clique” e “Preencha”.

Quando o assunto é marketing digital, elas são ótimas formas de aproveitar as oportunidades. Dessa forma, se você tem um público cativo em seu site, redes sociais ou até mesmo em campanhas de email marketing, você deve orientá-lo a seguir os passos.

Entretanto, você deve fazer isso com responsabilidade, não sair fazendo de qualquer jeito, sem planejamento. Assim, o Call to Action responsável pela “conversão”, não apenas deve conter apenas uma frase como chamariz, nem deve ser interpretada apenas como um botão colorido, mas sim trazer algo atrativo para o lead.

O CTA deve ser considerado um ponto fundamental para a sua estratégia. Deve ser entendido como parte de uma ação após uma introdução dentro de um contexto ou dentro até mesmo de uma campanha.

Dessa forma, isso inclui:

  • Solicitação de endereço através de formulário
  • Oferecer consultoria depois que alguém assistiu um vídeo de demonstração
  • Sugerir ao cliente que adquira o seu produto após visualizar a página
  • Oferecer um período de teste grátis após a visualização de uma página

Além disso, há diversas vertentes por onde a CTA pode ser utilizada.

Mas afinal, o que é um Call to Action (CTA)?

Se você chegou ao nosso artigo no intuito de encontrar exemplos de CTA’s, deve ter alguma noção do que é, ou sabe o que significa, no entanto, é importante frisar qual é o seu conceito.

Call to Action, como o próprio nome diz é uma chamada para ação. Assim, é bastante comum encontrarmos em qualquer tipo de conteúdo digital, ou até mesmo em outdoors, com a mensagem “ligue agora mesmo”. Essa indicação costuma estar dentro de um contexto.

Além de trazer uma ação chamativa dentro de um contexto, você deve atrair o cliente visualmente, por link ou algum botão diferenciado. Tudo dentro de um contexto.

Veja abaixo exemplos de Call To Action (CTA) para conversão

Sabendo basicamente do que se trata o CTA, trouxemos abaixo algumas ideias baseadas no tipo de ação que você pode propor para o seu cliente. Assim, você poderá ter diferentes inspirações para diversos tipos de campanha.

Mesmo sendo apresentados em uma parte em destaque, todos podem ser usados em landing pages, email, formulários, e campanhas de tráfego pago. Além disso, podem ser usadas em engajamento de redes sociais.

1. Traga o gatilho mental de urgência

Ir direto ao ponto é fundamentalmente importante. A pessoa deve clicar para conferir. Dessa forma, o CTA deve destacar que a sua oferta ou promoção é por tempo limitado. Assim, o leitor se sentirá pressionado a pelo menos conferir.

2. Teste grátis

Se a sua empresa trabalha com tecnologias, softwares ou serviços online, ofereça um período de teste.

Provavelmente você já leu em alguns sites e até usou “Teste por 7 dias”, ou então “Teste grátis por 1 mês”.

Essa é mais uma maneira de atrair o seu cliente dar “aquele gostinho” para o seu cliente de conhecer o seu produto ou serviço.

O simples também vende

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3. Ofereça simplicidade

As vezes percorrer um longo caminho torna-se um entrave na hora da compra do cliente. Isso porque, muitas pessoas não tem uma familiaridade muito grande com recursos e compras online.

Assim, oferecendo um caminho simples, onde a pessoa clica, preenche e assina o serviço sem percorrer muitas páginas.

Além disso, você deve facilitar também o cancelamento. Este é o caso da Netflix, por exemplo. Isso porque, antes mesmo de assinar a plataforma destaca com a opção “cancele quando quiser”.

4. Seja uma empresa inclusiva

Todos temos um público-alvo e uma persona. No entanto, pode ser que outras pessoas com perfis diferentes se interessem por seu produto ou serviço.

Assim, convide os seus clientes a conhecer o seu negócio. Podendo utilizar “Veja nossas categorias”, “pesquise na galeria”, “navegue agora”. Com essas indicações, os clientes poderão navegar por seu site, ou conhecer a sua vitrine do e-commerce.

5. Uma ótima forma de Call to Action (CTA) para conversão, é apostando em descontos ou oferecendo cupons

O CTA “come back”, como é conhecido, incentiva os antigos clientes a seguirem com a inscrição, para acompanhar sempre as promoções e receber cupons de desconto.

Essa é uma poderosa estratégia, isso porque, estará oferecendo um cupom de desconto para alguém que já conhece sua marca. Assim, fortalecerá os laços e as chances de conversão com uma boa promoção são grandes.

Abandono de carrinho - carrinho tombado

Abandono de carrinho

6. Abandono de carrinho (frete grátis)

Essa estratégia funciona principalmente em e-commerce. Isso porque, com uma ferramenta de automação de marketing e um bom CRM, sua equipe de resgate poderá ir atrás por e-mail, oferecendo um cupom de frete grátis, ou 5% off.

Assim, poderá instigar o seu cliente a finalizar a compra que iniciou. Afinal, boa parte das desistências de compra são os valores do frete. Isso porque, algumas pessoas colocam os produtos no carrinho apenas para calcularem o seu frete. Ao ver um valor elevado, as pessoas desistem da compra.

7. Estamos com saudades

Essa é mais uma estratégia de email marketing. A ideia é buscar antigos clientes que não compram há algum tempo, oferecendo cupons de desconto.

Assim, você não deixará a sua relação com este cliente esfriar.

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