Marketing de conteúdo: Tudo o que você precisa saber

Publicado em: 11 de maio de 2023

Marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas no meio do digital

Marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como principal objetivo atrair novos clientes através da criação de conteúdos relevantes, como por exemplo: Textos, vídeos, ebooks ou posts em redes sociais). Essa estratégia pode ser considerada indireta. Isso porque ela não faz promoção da marca, mas sim, traz novas soluções para os problemas de seus clientes.

Ela não está lá para você se promover, mas sim para você ganhar a atenção, se destacar e mostrar autoridade naquilo que você oferece e na forma com a qual a sua empresa traz o cliente para si.

Você precisa adotar o marketing de conteúdo como estratégia. Afinal, ela é uma das mais modernas, práticas e eficazes do mercado, que é usada e recomendada pelos maiores especialistas de marketing digital do mundo.

Se você ainda não sabe o que é, ou não domina essa estratégia por completo, este artigo é para você. Caso não conte com uma equipe especializada nessa área, é de suma importância que traga isso para a sua empresa, isso otimizará os seus resultados.

O que é o marketing de conteúdo?

Trata-se de uma estratégia de marketing com o intuito de engajar o seu público-alvo e crescer a sua rede de clientes e leads através da criação deste material rico, relevante e valioso. Assim, você atrai, envolve e agrega valor para as pessoas a quem deseja criar uma percepção positiva da sua marca, e, assim, gerar mais negócios.

Primeiramente, é preciso compreender que o marketing não é apenas os comerciais que passam nas televisões ou nos rádios. Afinal, apesar do rádio ainda ser o meio de comunicação mais consumido do mundo até hoje, é na internet onde o cidadão perde horas, faz as suas buscas, procura soluções.

Afinal, nos comerciais convencionais, muito se fala do quão bom é o produto, porém, em alguns casos não explora a dor do cliente, nem traz a forma com a qual a sua empresa pode resolver essa questão.

Dessa forma, quando você cria um bom conteúdo, consequentemente, de alguma forma, o seu cliente fará mais buscas dentro de seu site, procurará outros materiais relevantes.

O melhor de tudo isso é que você pode fazer de forma criativa. Ou seja, um vídeo, um podcast, um áudio book, um ebook, um blog post. Essas são apenas algumas das dezenas de formas de se criar um conteúdo diferenciado.

Na prática, como funciona como estratégia?

Como estratégia, ele tem como principal foco levantar e documentar todos os pontos necessários antes de tomar a ação.

Assim, a estratégia se resume em cinco etapas:

1. Planejamento

Aqui, o plano deve esclarecer quais são as pessoas que deverão fazer as tarefas e de que forma elas devem atingir as metas.

2. Elaboração da persona

Quando você define quem é sua persona, a criação de conteúdos passa a fazer mais sentido. Isso porque, você saberá para onde direcionar.

3. Criação de conteúdo

Você pode criar o conteúdo de diversas formas, contanto que sejam pertinentes e úteis para o seu público, como blog posts, ebook, email, vídeo, etc.

4. Distribuição

Além de fazer a produção de seus conteúdos, você deve destacá-los e promovê-los em canais que as personas se encontram, como as redes sociais ou listas de email.

5. Mensuração de resultados

Para você ter certeza de que os seus objetivos estão no caminho certo, você deve analisar os resultados voltados ao tráfego, interações sociais, networking e por fim, o SEO.

Para que tudo isso seja feito com maestria, você precisará e muito do Inbound.

O que é inbound?

O que é inbound?

Mas afinal, o que é o Inbound?

O Inbound Marketing é a principal estratégia de Marketing Digital atualmente. O marketing de conteúdo encontra-se dentro dele.

Trata-se de qualquer estratégia que busque captar o interesse das pessoas sem invadir o seu espaço.

Diferentemente das propagandas agressivas, que jogam a todo momento o produto em sua cara, mesmo sem elas estarem preparadas, o inbound tem uma maneira mais sutil de agir.

Por conta disso, ele é chamado de marketing de atração. Ele pode ser resumido em 4 pilares:

  • Atração: Através do conteúdo você atrai visitantes interessados para o seu negócio.
  • Conversão: O principal objetivo nessa parte é transformar meros visitantes em leads.
  • Vender: Se você já atraiu o seu lead e ele está interessado, aqui você deve mostrar a sua solução
  • Encantar: Você não deve apenas vender e esquecer o seu cliente. O inbound preza por um relacionamento duradouro. Assim, faça um pós-venda, veja se o cliente está gostando do produto, isso fará ele ver que você se importa

Veja alguns benefícios do marketing de conteúdo

1. Aumenta o tráfego do seu site

Conforme a Content Trends de 2018, 86,7% das pessoas utilizam o Google para se informar. Ou seja, o seu site pode ser porta de entrada principal dentro das pesquisas do Google.

Com a produção de conteúdos relevantes, as suas chances de se destacar na primeira página são maiores.

As empresas que investem neste tipo de marketing, tem cerca de 2,2 vezes mais visitas dentro de seu site. O melhor de tudo é que são visitas orgânicas. Já se você produz mais de 13 conteúdos por mês, este número sobe para 4,2 vezes.

2. Deixa o seu público mais engajado com a maca

Trazendo um conteúdo rico para o seu público, naturalmente ele poderá engajar com seu conteúdo, seja com a leitura, com o view, caso seja vídeo, com download, like, comentário, etc.

3. Educa o mercado

Em vários momentos, o seu público não tem a noção exata de qual o mercado que você trabalha. Para que servem os seus produtos e o que seu produto pode agregar ao usuário.

Se o seu conteúdo for de alta qualidade, você quebrará objeções e aumentará a satisfação dos seus clientes. Isso porque, eles comprarão conscientemente.

4. Resulta em vendas

Percorrendo todo o funil de vendas, a consequência final do marketing de conteúdo são as vendas.

5.Impulsiona a geração de leads

Com novas pessoas conhecendo o seu negócio, você aumentará sua carteira de leads. Afinal, as pessoas passarão a acompanhar mais constantemente os seus conteúdos.

Mesmo que você não venda em um primeiro momento, o marketing de conteúdo pode ser feito para médio ou longo prazo.

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