Publicado em: 29 de novembro de 2022
O audiobook pode ser utilizado de diversas formas, inclusive para estratégias de marketing, sabia?
O Audiobook é mais uma estratégia usada para a produção de conteúdos em áudio, assim como podcast ou posts narrados. Ainda estão timidamente presentes nas estratégias de marketing, mas é uma das grandes tendências para o futuro.
Mesmo que os materiais de texto sejam formas interessantes de atingir o seu público, oferecer conteúdo audiovisual pode ser algo atrativo também. Além disso, utilizar de conteúdos como este, é algo inclusivo e acessível, tanto para pessoas com deficiência, quanto para pessoas que não sabem ler.
Os podcasts estão se tornando cada vez mais comuns entre as empresas, os audiobooks nem tanto. Entretanto, para quem produz e-books, e conteúdos ricos, contar com uma versão de áudio pode ser uma ótima estratégia.
Este tipo de conteúdo tem conquistado uma audiência cada vez maior por diversos motivos, isso porque, muito mais pessoas tem acesso a este tipo de conteúdo e consome este conteúdo.
Você sabia que o rádio ainda é o meio de comunicação mais utilizado pelo brasileiro?
Por conta disso, vale a pena entender como essa tendência vem evoluindo e de que forma ela pode beneficiar a sua estratégia de comunicação no marketing de conteúdo.
O que é um audiobook?
O audiobook, como o próprio nome diz é um áudio-livro. A leitura deste é feita por um narrador, ou por atores, e pode trazer versões completas ou resumidas dos livros/e-books.
Ele foi criado nos anos 30, no entanto, só ganhou popularidade na década de 70.
O audiobook se popularizou bastante principalmente nos Estados Unidos e na Europa, e tinha como objetivo ajudar as pessoas com deficiência visual. Com o passar do tempo, começou ser produzido em fitas cassete, e, posteriormente em CD, entre os anos 80 e 90.
Atualmente, o áudio-livro pode ser acessado diretamente de plataformas online, bem como de aplicativos presentes em nossos smartphones.
Você pode fazer o seu próprio em diversas categorias, no entanto, alguns setores são mais familiarizados com este tipo de conteúdo, por exemplo: literatura, cursos de idiomas, entre outros.
Apesar de já ser popular há bastante tempo, aqui no Brasil ele está sendo mais consumido agora. Isso porque, com a facilidade de adquirir o conteúdo, muitas vezes de forma gratuita, acabou atraindo novas pessoas.
Segundo uma matéria recente publicada no estadão, atualmente, a Ubook, uma startup carioca que oferece este tipo de serviço por assinatura, já recebeu mais de 23 milhões de aporte.
Além disso, os diretores das plataformas Word Audio, Ubook, Storytel e Auti Books conversaram com o Jornal Valor econômico, e fizeram uma avaliação de que em 2019, este mercado ganhou novos players, bem como o aumento de produção.
Como sabemos que este tipo de conteúdo é uma tendência?
Para mostrar que cada vez mais as pessoas estão consumindo conteúdos de áudio, alguns dados do estudo do The Infinite Dial 2018, conduzido pelas empresas Edison Research e Triton Digital.
Apesar dessas informações serem voltadas para os EUA, servem de termômetro, de como o público tem reagido a este tipo de material pela internet.
Abaixo você pode ver mais alguns indicadores;
Consumo de podcasts
Quando se trata de podcasts, 44% das pessoas afirmam ter escutado pelo menos um, o que mostra um crescimento em relação aos anos anteriores.
Em 2017, a porcentagem foi de 40%, e em 2016 36%.
Além disso, quando perguntados se ouviram algum podcast no mês anterior ao da pesquisa, 26% disseram que sim.
Por conta da pandemia, o número de podcasts existentes cresceu consideravelmente, bem como a quantidade de ouvintes.
Ainda em relação ao estudo, quando perguntados sobre quantos podcasts os usuários escutavam, 21% disseram ter ouvido de 4 até 5 programas na semana anterior.
O estudo em relação ao consumo de audiobooks
No que diz respeito ao consumo de áudio-livros, 44% dos entrevistados dizem ter escutado já algum material deste tipo anteriorente.
Essa quantidade não é muito diferente dos anos anteriores, onde eram 45% em 2017, 43% em 2016 e 43% em 2015.
Além disso, 30% dos entrevistados disseram ter escutado ao menos 1 áudio-livro nas 4 semanas antecedentes a do estudo, sendo 27% de base de entrevistado escutado de 3 a 4 nos 12 meses antecedentes.
Quais são os benefícios de produzir Audiobook?
Há diversos motivos para se apostar neste tipo de estratégia, assim, aproximará os atuais clientes e aproximará novos clientes.
1. Acessibilidade
Além de pessoas com deficiência visual, como citamos anteriormente, outra questão a ser tratada é a quantidade de pessoas que não sabem ler.
Dessa forma, os áudio-livros são excelentes para educar e informar essas pessoas. Os conteúdos produzidos em áudio são ideais para essa audiência.
Os softwares de leitura apresentam voz robótica e sem emoções. Contando com u narrador, contando a história, na entonação adequada, você conseguirá passar para o seu leitor a emoção e sentimentos que deseja passar.
Os conteúdos de áudio contam com uma experiência melhor para essas pessoas. Isso porque, com a voz robótica, se o seu artigo for muito longo, a pessoa irá se desinteressar.
2. Conveniência
É muito comum as pessoas guardarem links na internet para lerem depois, seja por falta de tempo ou até a chamada “preguiça de momento”. Tendo um conteúdo por áudio, se a pessoa estiver com a vista cansada ou não quiser ler no momento, basta dar o play.
Além disso, com a opção de baixar, a possibilidade do seu consumidor escutar o que você tem a dizer é maior.
Ouvir é mais conveniente do que parar para ler. Assim, a pessoa otimizará seu tempo, afinal, cada pessoa tem seu ritmo de leitura.
3. Pessoalidade
Como citamos anteriormente, o Audiobook oferece para o ouvinte emoção. Dessa forma, o ouvinte irá entrar na história e se engajar com os personagens e a história que você tem a passar.
Em qual estratégia de marketing eu posso utilizar o Audiobook?
O Audiobook, apesar de não conter vídeo, pode ser usado com contextos de Storytelling. Dessa forma, você pode contar a jornada do herói, e criar toda uma narrativa, mostrando como o seu personagem chegou a conclusão da história.
De que forma, seu produto poderá ajudar aquela pessoa a ter o mesmo sucesso do personagem?
O storytelling é uma técnica que atrai bastante as pessoas quando há uma narrativa interessante.
Assim, você poderá ter sucesso em sua estratégia.
Ainda não sabe como elaborar uma estratégia de marketing em sua empresa? conte com a We Digital, preencha o formulário e entraremos em contato com você.