Indexação de site no Google: Como funciona?

Publicado em: 19 de janeiro de 2023

Indexação de site no Google

Quando se fala em SEO, pensamos logo nos mecanismos de buscas, e um destes passos é a indexação de site no Google

Se você se preocupa com a indexação de site no Google, com certeza está no caminho certo, pensando no futuro e em como a plataforma irá te destacar ou não. Para garantir o sucesso de seu site, é essencial que você entenda como o Google se comporta, de que forma ele encontra o seu site e como ele coloca no índice dos resultados.

Estamos preparando este conteúdo para você, com base nas informações da documentação oficial do Google.

Como funciona a Indexação do seu site no Google?

Para que um site seja exibido no índice de resultado do Google ele passa por três processos:

  • Rastreamento
  • Indexação
  • Publicação de resultados

Rastreamento

A parte de rastreamento de novas páginas e páginas atualizadas é feita pelo Googlebot. O Googlebot é o robô (que também é conhecido como bot ou spider) de rastreamento da Web do mecanismo de busca. Ele é um conjunto massivo de computadores que trabalha através do algoritmo de pesquisas, e tem a capacidade de analisar bilhões de páginas presentes na internet.

Se quiser saber mais informações e como o Googlebot funciona, basta clicar aqui.

O processo de rastreamento se inicia através de uma lista de URLs de páginas geradas à partir de procesos anteriores e ampliada por sitemaps fornecidos pelos webmasters de cada site. Conforme o bot do Google visita os sites, ele localiza os links das páginas e as coloca na lista de páginas que precisam ser rastreadas.

Este rastreamento é feito tanto em novos sites, quanto em alterações de sites já indexados no Google. Vale inclusive para links inativos.

Indexação

Após o rastreamento, o Googlebot faz o processamento e uma compilação gigantesca com o índice de palavras encontradas e em cada localização de todas as páginas. Nessa parte, também são processadas algumas informações pertinentes, aí que entram os atributos e as tags do conteúdo. Além disso, aqui, o Google analisa o atributo alt das imagens (Acessibilidade para pessoas com deficiência visual) e as html (como H2).

O Google não processa alguns tipos de conteúdo, como os que são feitos em flash. Caso você os tenha no seu site, é necessário que atualize para uma tecnologia mais recente.

Publicação de resultados

Publicação de resultados

Publicação de resultados

Por fim, assim que um usuário do Google faz uma busca através de palavras-chave, o cluster de maquinas busca em seu índice de palavras e oferece páginas com palavras relacionadas na busca pelo usuário.

Dessa forma, o Google entrega os resultados que o algoritmo julga mais relevantes para o usuário. Essa relevância é determinada por mais de 200 atributos.

Algumas práticas são comuns, como links de spam, que afetam negativamente os resultados. O melhor tipo de link para se usar, são aqueles que retornam com base na qualidade do conteúdo. Ou seja, deve agregar ao seu conteúdo. Dessa forma, busque agregar valor ao seu leitor que faça sentido de acordo com o restante de seu site.

Quanto tempo demora para o Google fazer a indexação do seu site?

Essa é uma resposta complicada. Isso porque, não há um tempo exato e nem de quanto em quanto tempo são feitos novos rastreios.

Estes rastreamentos são feitos de diversas formas, como: ranqueamento da página, links para uma página e restrições de rastreamento, como o número de parâmetros em um URL.

Dessa forma, os algoritmos do Google determinam quais sites devem ser indexados, e com que frequência, e quantas páginas devem ser buscadas em cada um dos sites.

Como saber se o seu site está sendo rastreado dentro do Google?

O Googlebot encontra os sites seguindo os links de todas as páginas. A página “erros de rastreamento”, no Search Console lista todos os problemas no site.

Além disso, a melhor ferramenta para você controlar e ver o que está sendo indexado é o Google Search Console. Através dele você poderá verificar os erros de indexação e até mesmo forçar a indexação de uma nova página ou página atualizada de seu site.

Onde o SEO entra na parte da indexação do site?

Boa parte das empresas que ainda não conhecem o SEO, ou que conhecem minimamente a estratégia, tem o pensamento de que o resultado virá imediatamente.

No entanto, como citamos anteriormente, não há um tempo exato para o Google fazer a indexação. O SEO é um processo longo e de nutrição, onde exige-se constância e paciência para que o Google comece a fazer isso.

Veja abaixo algumas dicas, onde o SEO pode melhorar a sua indexação.

1.Veja o que há de problemas em seu site

Esse é um dos primeiros passos em uma boa estratégia de SEO. Verificar os problemas de rastreamento. Caso suas páginas não estejam passando pela varredura do rastreador, nada fará com que você tenha resultados.

Dentro do Search Console, há uma seção Cobertura (na lateral da esquerda da tela)

Provavelmente devem haver erros de DNS, servidor, robots, txt, 404, entre outros. Em alguns casos você poderá corrigir rapidamente esses problemas.

2. Compartilhe seus conteúdos nas redes sociais

Assim de ter o conteúdo sempre atualizado no site e linkar ele, você também pode divulgar essa URL nas redes sociais.

Assim, você passa a gerar tráfego para a página do Google através daquele link. No entanto, likes, compartilhamentos e comentários não representam fatores para o rastreamento do Google, e esses links são marcados como “nofollow”, ou seja, não são seguidos pelo robô e não influenciam no ranqueamento.

3.Organize a arquitetura de informação de seu site

Criar uma estrutura lógica no texto, oferecendo coesão e coerência é essencial para ajudar na indexação.

A arquitetura ajuda na legibilidade, e isso se refere a forma com a qual você organiza o seu conteúdo e os relaciona.

Geralmente é separado por arquitetura e a parte hierárquica na ligação entre os conteúdos.

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