Publicado em: 6 de dezembro de 2022
A landing page é muito mais do que apenas uma simples “página de aterrissagem”
A landing page é uma página que possui todos os elementos necessários para converter. Isso vale para visitante, lead ou alguma oportunidade ao cliente. Elas são popularmente conhecidas como páginas de aterrissagem, de captura ou de vendas. Por conta disso, são itens essenciais para campanhas de marketing digital.
Veja abaixo tudo o que você precisa ver sobre ela.
O que é uma landing page?
O termo landing page, que ao ser traduzido literal, torna-se página de aterrissagem, diz respeito a toda página que um usuário acessa para entrar em um site. Sendo assim, quando usa o Google Analytics em inglês, uma das dimensões comportamentais apresentadas chama-se “landing pages”, que em portugês é trocada por “páginas de destino.
Sendo assim, se alguém busca por um tema no Google a acessa um post em seu blog, esse post será a página de aterrissagem. Ou seja, a primeira página acessada pelo usuário. Agora, caso o usuário digite o seu site na barra de URL ele irá parar em sua home.
No entanto, de modo geral, no marketing digital, costuma-se dizer que as landing pages são páginas criadas com um único objetivo: vender.
De modo geral, este tipo de página tem menos elementos e links do que a home. Isso é feito de forma estratégica, assim, será mais fácil levar os visitantes para as landing pages. O único objetivo é conseguir converter a venda.
Conheça alguns elementos que tornam a sua página um sucesso
A maioria das empresas acham que para criar uma página de vendas é necessário investir fins e confins, mas não é assim que funciona.
Atualmente, diversas ferramentas auxiliam você na hora de criar sua página. Além disso, as mesmas proporcionam excelentes taxas de conversão, independentemente do nicho da empresa.
Se o seu produto e marketing forem bons, você não precisa entender de programação nem noções avançadas de design. A ideia é você promover uma oferta, se o seu produto ou serviço agrega ao público, e o principal, sem promessas falsas. Assim, você conseguirá vender mais.
Veja abaixo quais são os elementos que tornam sua página mais atrativa
Título e Subtítulo
Segundo um estudo divulgado pelo Copyblogger, um site referência em copywriting, 8 a cada 10 pessoas que chegam em uma página apenas olham o título e o subtítulo. Dito isso, apenas 2 irão ler o restante da mesma.
Seguindo esse pensamento, podemos levar em consideração que estes são os dois principais elementos de uma página. Afinal, já ouviu aquele ditado “As pessoas julgam o livro pela capa”. Sendo assim, se você possuir uma “capa” atrativa, atrairá a atenção do público.
Sendo assim, transmita a sua mensagem e o que você tem a oferecer de forma simples, clara e direta.
Imagem
Mais um velho ditado do marketing que você poderá levar para o resto da vida “uma imagem vale mais que mil palavras”. Utilizar imagens autoexplicativas é essencial para uma landing page. Isso porque, usando uma boa imagem, que reflete bem a proposta de valor da oferta ajuda mais na conversão. Busque utilizar imagens próprias se possível, afinal, utilizar imagens genéricas para vender o seu produto pode acabar te prejudicando.
Descreva sua oferta
Esse é um dos grandes “pulos do gato”, isso porque, muitas empresas realizam descrições muito breves e nada esclarecedoras para os seus clientes. Sendo assim, aqui vão algumas dicas:
- Escreva sentenças curtas
- Utilize bullet points
- Destaque as informações mais relevantes com negrito
- Mostre os benefícios de seu produto, e não a forma com a qual ele funciona, por exemplo, em que essa Air Fryer irá te beneficiar
Quando a oferta precisa de explicação mais detalhada, opte por vídeos ou slides explicativos.
Utilize formulários
O formulário é um item fundamental e que muitas empresas deixam de usar. São eles que podem tornar possíveis leads em conversões. Isso porque, tendo um banco de dados, você poderá impactar novamente os seus clientes e com ofertas especiais para eles.
No entanto, coloque apenas itens essenciais para a captação de leads neles.
Não se esqueça do CTA
O Call to Action, ou chamada para ação, como é conhecido em português, na prática é o local onde o seu usuário irá clicar para realizar a compra ou colocar o item no carrinho.
É de suma importância que você o destaque na página. Ou seja, se você usou tons beges na landing page, utilize a cor verde, por exemplo.
Relação das landing pages de acordo com as conformidades da LPGD
Como as landing pages solicitam os dados das pessoas, é necessário que tudo esteja de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Dessa forma, é fundamentalmente importante que haja um consentimento explícito por parte do titular do dado. Além disso, você deve indicar qual é a finalidade do uso das informações.
Uma das estratégias mais comuns são os e-mails enviados com comunicação promocional, os chamados e-mail marketing.
Você deve deixar claro que uma das finalidades da coleta de dados é o envio deste tipo de e-mail.
Para isso, utilize o chamado “li e concordo com os termos de uso”, essa é a melhor forma do usuário consentir com tal situação.
Ainda assim está com dúvidas sobre as landing pages? E se uma agência cuidasse de tudo isso para você?
Nós, da We Digital, oferecemos para os nossos clientes a criação de E-commerces e Landing Pages, além de outros serviços. Somos uma Agência de Marketing completa e oferecemos uma equipe de especialistas à sua disposição para o que você precisar.
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