Novembro Azul: Como promover a sua campanha?

Publicado em: 17 de novembro de 2022

Novembro Azul - Como promover a sua campanha?

Veja grandes exemplos e ações para você se inspirar na sua campanha de Novembro Azul

O Novembro Azul é um tabu ainda bastante enfrentado na sociedade por conta de diversos fatores. É uma data que é utilizada para conscientizar os homens em relação a própria saúde.

Quando uma empresa realiza uma campanha deste tipo, tanto em suas redes sociais quanto internamente, incentiva os homens a se tornarem mais conscientes para tomar os devidos cuidados. Afinal, só no Brasil, há mais de 2 milhões de câncer de próstata por ano. Por conta disso, torna-se ainda mais importante incentivar essa campanha.

Neste artigo você verá qual é a importância do Novembro Azul, qual a sua origem e algumas ideias de como divulgar ele em suas estratégias para clientes e internamente.

O que é o Novembro Azul?

Essa data vai muito além de conscientizar os homens em relação ao câncer de próstata. É uma maneira de quebrar um tabu e acabar com o preconceito envolvendo os procedimentos dos exames.

A falta de informação em relação ao assunto, é uma das principais causadoras deste problema. Isso porque, intimida muitos homens em relação a prevenção, e consequentemente ao diagnóstico precoce da doença.

Uma grande razão de se fazer essa conscientização, é que o câncer de próstata, inicialmente, não apresenta nenhum sintoma. Por isso, quando diagnosticado, em pelo menos 95% dos casos já está em um estágio muito avançado.

Os sintomas mais comuns dessa doença são: Dor ou ardor, dificuldade e vontade frequente de urinar. Além disso, quem tem a doença sente frequentemente a sensação de barriga cheia, a cor da urina é bastante escura e dor na ejaculação. Essa situação acontece normalmente quando a doença já está avançada.

A missão do Novembro Azul é poder alertar aos homens (principalmente acima de 50 anos), que o exame de toque retal ou PSA são de suma importância para diagnosticar a doença.

Mesmo com todo o preconceito e “piadas” de mau gosto que fazem em relação a doença, o exame é indolor, rápido e é a melhor forma de se preservar a saúde da próstata.

Origem do Novembro Azul

O movimento iniciou-se na Austrália, no ano de 2003. O objetivo era chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem pessoas que têm próstata.

No Brasil, o objetivo não é diferente, no entanto, no Brasil e no mundo há o preconceito em relação ao assunto.

Por que é importante fazer este tipo de campanha?

1. Conscientiza

Além do fator que citamos antes, a conscientização é o principal foco dessa campanha dentro da empresa. Realizando ações, você apoia a causa e estimula o conhecimento sobre o assunto. Além disso, educa colaboradores e clientes sobre exames e tratamentos, além de reforçar a força mundial do tema.

2. Demonstra preocupação com funcionários

Quando você promove um evento internamente e exclusivo para funcionários, demonstra para eles que se preocupa na saúde e bem estar. Para que assim, ele possa seguir fazendo seu trabalho e colaborando com a empresa, de forma saudável, sem correr riscos de vida.

Afinal, uma das maiores preocupações da segurança do trabalho é manter os funcionários livres de qualquer risco mais grave de vida.

Ao ver que você está promovendo este tipo de evento, seu funcionário, ainda desinformado, ou com certo preconceito, pode encorajar-se e realizar o procedimento.

3. Fortalecimento da sua marca

Ao promover eventos como Outubro Rosa e Novembro Azul, e principalmente ao se tornar público este evento, sua empresa será vista com outros olhos.

Isso porque, muitas empresas apenas publicam sobre o tema, mas não falam disso com os próprios funcionários. Isso fará toda a diferença dentro de sua empresa, tanto no mercado, quanto com pessoas interessadas em trabalhar em sua empresa.

Veja algumas ideias de ações para Novembro Azul dentro das empresas

Conforme citamos acima, alguns dados são bastante preocupantes. E por conta disso, é de suma importância que as empresas promovam ações.

Abaixo falaremos sobre alguns casos que você pode aplicar.

Chame profissionais da saúde para palestrarem sobre o tema

Chame profissionais da saúde para palestrarem sobre o tema

1. Palestras com profissionais da saúde

Mesmo parecendo clichê, palestras dentro da empresa com profissionais renomados para explicarem a importância sobre o tema e quebrar esse tabu é fundamental.

O ideal é que busque no mercado urologistas que já estejam adaptados a palestrar em instituições e trazer alguns temas importantes, como:

  • Meios de detecção
  • Como se dá o diagnóstico
  • Como tratar dessa doença
  • Demonstrar dados e gráficos que comprovem a gravidade e o quão delicado é o assunto

Hoje, todos escrevem o que querem na internet, e isso, ao mesmo tempo que parece ser informação, muitas vezes ela vem bagunçada devido as diversas plataformas. Dessa forma, a informação torna-se uma desinformação.

Muitas pessoas buscam “especialistas de internet”, jogando algum sintoma de doença que esteja sentindo e o amigo Google colocando alguma doença mais grave.

Portanto, nada melhor do que um profissional para tirar todas as suas dúvidas.

2. Engaje todas as equipes da empresa

Por que não fazer um combo?

Promova uma palestra com um profissional da área da saúde, e dentro dessa palestra, pense em uma estratégia de interação entre as equipes.

Promova debates entre eles, baseado em algumas perguntas voltadas para a palestra.

Além disso, poderá promover E-mail marketing com mensagem de conscientização, e ao fim um formulário para quem sentir-se confortável a realizar o exame.

3. Alinhe sua ideia com o marketing de divulgação, e se atentem a linguagem usada

Nessa parte, você não falará apenas com os seus funcionários, mas também com o seu cliente, tentando conscientizar a todos.

Quanto mais conhecimento e informação forem compartilhados com eles, melhor.

No entanto, assim como todos os assuntos delicados, deve haver uma atenção maior em relação a linguagem usada. Isso porque, por se tratar de um tabu, que envolve preconceito, pode acabar ficando feio para a sua empresa.

Sendo assim, seja o mais didático possível, e leve apenas as informações verdadeiras, sem meio termo, seja objetivo e direto na mensagem.

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