Automação de Marketing o que é?

Publicado em: 19 de julho de 2022

Automação de marketing: para que serve?

Automação de Marketing é saber utilizar de tecnologia para que os seus processos de marketing tornem-se automatizados

Com a automação de Marketing, você pode reduzir trabalhos manuais que levariam mais tempo para serem feitos, assim, tornando-os eficiente. Dá para afirmar que a automação de marketing é a principal ferramenta para nutrir e trazer novos leads até o momento final. Ou seja, o da compra.

Este processo é essencial para empresas que visa ter soluções rápidas e precisas.

O que é automação de marketing

O que é automação de marketing

O que é automação de marketing?

Dentro da automação de marketing há muitos mitos e informações falsas. Sendo assim, é fundamental que tudo esteja muito claro à respeito deste assunto.

A maioria das pessoas acha que qualquer ação realizada automaticamente (como agendar postagens ou seguir de volta em redes sociais) já possam ser considerada uma estratégia completa de automação de marketing.

Entretanto, são apenas uma pequena porcentagem da automação de marketing de forma efetiva.

A automação visa entender como o seu lead se comporta e a forma de agir para que você personalize-a e tente escalar. A forma como isso será feito varia de canal digital para canal.

Ou seja, a automação de marketing visa entender qual é o real interesse de seu lead e em qual estágio do funil de vendas ele está. Com isso, ele dará todas as informações que você precisa em relação ao seu lead de forma automática.

Essa automação pode ser feita em diferentes canais de marketing, como o disparo de emails, uso de chatbots e também o agendamento de posts já citados anteriormente.

Porém, neste post falaremos sobre a automação de marketing de forma integral, e não apenas nessas situações pontuais.

Mesmo podendo ser utilizada em qualquer tipo de estratégia, onde mais identificamos o uso de automação são em estratégias de inbound. Isso porque seu objetivo é automatizar a gestão dos leads dentro de um funil, para que faça toda a jornada até a conversão.

Além da gestão de leads é comum que no processo de automação você faça a nutrição dos mesmos até o momento da compra. Ou seja, mantenha o cliente próximo à você, e tente conquistar novos clientes.

Entretanto, depois da conversão é fundamental que você tente manter aquele cliente dentro do seu núcleo de leads para futuras compras. Aí é que entra a parte do disparo de Email marketing, trazendo novas ofertas para o seu cliente.

Automação x Email Marketing

Automação x Email Marketing

Há diferenças entre automação e Email marketing?

Quando o assunto é automação, a primeira coisa que vem à mente das pessoas é o disparo automático de emails. Mesmo com a automação sendo bastante utilizada na estratégia de Email Marketing, eles não são a mesma coisa.

Veja abaixo algumas diferenças entre ambos:

  • Automação trata-se de todo o processo de automatização entre empresa e cliente. Por outro lado, Email marketing cuida apenas de situações pontuais para reconhecimento de marca da empresa
  • A automação é ativada através de ações do próprio usuário, quando ele faz alguma ação uma mensagem é disparada naquele momento. Enquanto isso, no email marketing é a própria empresa que configura o disparo que é realizado de forma manual
  • O e-mail marketing devem ser analisados através de métricas específicas por envio. Já com a automação você tem uma visão 360º em relação a trajetória do seu lead.

Sendo assim, o processo de automação é muito maior do que uma estratégia de Email Marketing. Dito isso, podemos afirmar que o Email marketing nada mais é do que apenas uma vertente dela.

Como fazer em redes sociais?

Há várias particularidades para cada tipo dessa automação, vai de sua estratégia e seu planejamento adequá-la de acordo com a situação.

Uma das estratégias mais utilizadas, e não poderia ser diferente é a de redes sociais, isso porque é lá você encontra os principais canais de marketing para atrair leads qualificados.

Veja abaixo a principal solução Utilizada nas automações em redes sociais.

Buffer

O Buffer é uma das formas mais completas de se fazer automação, e ela é dividida em três pilares:

  • Publicação
  • Análise de desempenho
  • Engajamento

Desta forma, apenas utilizando essa ferramenta, é possível fazer o gerenciamento de todas as etapas e tarefas necessárias para ter um trabalho mais eficiente nas redes sociais.

Primeiramente, deve haver um planejamento do que você vai publicar em suas fan pages e percorre toda a trajetória até a análise dos insights das postagens.

Entretanto, o melhor de tudo isso é que você pode acompanhar as estatísticas mais relevantes, fundamental para que você trace a sua estratégia de acordo com os seus interesses.

Essa estratégia é bastante pertinente para pequenos negócios que não contam com uma equipe menor, para que você possa aproveitar da melhor forma este benefício gratuito.

Porém, é importante destacar de que há uma limitação de quantidade de posts agendados. Mas, desta forma, facilita o processo no dia de trabalho.

Quais os benefícios que as automações de marketing proporcionam?

De acordo com a parte de marketing da LATAM em 2019, 68,9% de entrevistados em toda a América Latina utilizam alguma ferramenta de automação. Sendo assim, só mostra que este processo já se tornou comum entre as empresas.

Isso porque, torna o mercado mais competitivo, ágil e em busca de resultados.

Você pode escalar o seu negócio

O que seria escalar o meu negócio? Bom… Você pode entender no sentido literal, ou seja, crescer, aumentar o número de vendas e a quantidade de leads. Tudo isso, sem pesar em seu bolso.

Geralmente, quem utiliza automação investe em ferramentas, treinamentos e contratações. Porém, se não quiser ter todo este trabalho pode contar conosco, da We Digital. Temos especialistas neste tipo de ação.

Além disso, quando uma empresa cresce, exige-se mais investimento para que não se torne estática. O processo automatizado pode trazer cada vez mais resultados para a empresa. Isso porque eles podem ser replicados para um número grande de pessoas.

A automação de marketing torna o seu funil mais eficiente

Ser eficiente, quer dizer que as coisas serão feitas da melhor forma possível. Isso faz com que os seus resultados sejam mais satisfatórios e que sua empresa cresça.

Desta forma, graças a automação, o seu funil de vendas fica mais eficiente. Isso porque ele faz tudo sozinho, economizando o tempo do trabalho manual. Ele aborda os leads no momento certo e faz com que ele siga em seu funil automaticamente.

Por conta disso é possível melhorar o seu fluxo de vendas.

Menos chances de falhas

Com o trabalho sendo feito por maquinas automatizadas, o risco de falhas são muito menores. Até porque, em muitas situações quem faz este serviço acumula outras funções. Com isso, a chance de ocorrer alguma falha torna-se maior.

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