Google Meu Negócio: Como funciona?

Publicado em: 17 de janeiro de 2023

Google Meu Negócio: Como Funciona?

O Google meu negócio é uma plataforma que pode ajudar as empresas a atrair clientes

O Google Meu Negócio facilita que uma empresa seja encontrada na rede de pesquisa do Google e do Google Maps. Geralmente, lá, ficam disponíveis algumas informações, como: Localização, horário de funcionamento da empresa, produtos, serviços, fotos e promoções.

Se você é um empreendedor, se coloque no lugar do cliente. Quando tem interesse em uma marca, busca informações institucionais da empresa para entrar em contato com ela e ver o que ela pode lhe oferecer. Assim, se ele buscar pelo nome de sua empresa no Google, encontrará informações, como: Endereço, email, telefone, site ou perfil nas redes?

O Google Meu Negócio, foi criado no ano de 2014 e é um dos responsáveis por facilitar e ajudar potenciais clientes a terem um acesso maior sobre as suas informações.

Segundo a plataforma de buscas “as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”. O porquê disso é bastante óbvio: É muito mais fácil confiar em uma empresa onde você tem todas as informações e pode validá-las antes de acessar, do que alguma empresa que você tem sequer uma informação.

Dito isso, se você é um empreendedor local, e um cliente está próximo a sua localidade, por exemplo, uma farmácia, e ele digitar “farmácia”, no Google o seu estabelecimento irá aparecer?

O Google Meu Negócio está aí justamente para isso. A maioria dos negócios locais não são adeptas do inbound marketing por acharem que a metodologia não irá funcionar com a sua realidade. Mas isso é um mito.

Diversos empreendimentos de sucesso já tiveram resultados efetivos trabalhando com este tipo de realidade. Dessa forma, iremos falar neste post como você pode utilizar a ferramenta para te trazer resultados.

Por que utilizar o Google Meu Negócio ao seu favor?

Além de todas as vantagens citadas anteriormente, a ferramenta pode te ajudar de diversas formas, como:

1.Cadastrar e destacar a sua empresa nas pesquisas do Google

Ao buscar pelo nicho que você trabalha (caso seja local), ou pelo nome de seu negócio, eles poderão ter informações como: endereço, horário de funcionamento, comentários sobre o seu estabelecimento, fotos, local, avaliações e outros dados.

Se você cadastra sua empresa, todas as informações estarão disponíveis no Google.

Você interage mais com os seus clientes

Tendo o seu negócio destacado na plataforma, você poderá responder os comentários de seus clientes e postar fotos que mostrem o que você faz.

De acordo com o buscador “empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro do que no Google maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que as demais empresas”.

Aumente o alcance do seu google meu negocio

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Compreender o seu alcance e aparecer mais

Para entender melhor como está o alcance de sua empresa, você deverá analisar os insights, sobre de que maneira os clientes buscam por sua empresa e de onde eles são.

Você também pode ver o número de ligações recebidas pela sua empresa utilizando o número presente nos resultados de busca e através do Google Mapas de onde as pessoas são.

Por fim, você receberá mensalmente um relatório pro e-mail com alguns dados importantes. Dessa forma, saberá inclusive quantas pessoas viram seu empreendimento através do Google e como elas chegaram até você (buscando quais informações).

Como criar uma conta no Google Meu Negócio?

Primeiramente, você deverá ir até a página inicial do Meu Negócio e clicar em “começar agora”.

Depois que abrir a página, preencha o formulário com o nome da empresa, país, endereço, código postal e categoria. Além disso, você deverá dizer se atende clientes à domicílio ou apenas em seu endereço (essa é a última opção do formulário).

Após fazer isso, confirme as informações na página seguinte, marque a opção que confirma a autorização de gerenciamento de empresa e de termos de uso e clique em continuar.

Coloque o número de seu celular. O Google irá te mandar um SMS de confirmação para que você possa concretizar a criação da conta.

Digite o código enviado pelo Google.

Por fim, você será redirecionado a sua nova página da empresa no Google+.

Como funciona o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio funciona como uma espécie de biblioteca de empresas. Assim, quando o usuário pesquisa pelo nome do empreendimento, o buscador irá mostrar todas as informações sobre ele.

No entanto, se a pessoa buscar pelo nome do serviço ou setor, o Google irá listar as empresas mais próximas ligadas a este tipo de serviço.

Porém, você só poderá aparecer lá se já estiver cadastrado e com todas as informações atualizadas de preferência.

Para aparecer no Google Maps é fundamentalmente importante que você preencha o seu endereço corretamente. Assim, os seus clientes irão te encontrar com mais facilidade.

Como gerenciar e editar o local no Google Meu Negócio?

Depois de criar a conta na plataforma, você deverá realizar uma segunda verificação. Fara isso para ver se o endereço informado está correto. Assim, o Google irá enviar uma carta até o seu endereço oferecendo um link e um código. Você terá que seguir os passos informados na carta e confirmar o seu local no Google Meu Negócio.

Ao fazer isso, estará tudo certo para editar e gerenciar o local. Basta acessar este link e encontrar o local desejado no painel e clicar na opção “gerenciar local”.

Você será redirecionado para a página de seu local. Nessa parte, você poderá adicionar fotos, telefones, websites, horários de funcionamento e acompanhar avaliações e resultados de pesquisa sobre sua empresa. Você também poderá configurar para receber reports em seu email.

Como utilizar vídeos na plataforma?

Se você quer utilizar vídeos em seu perfil. Para adicionar, vá ao dashboard, clique em Fotos. Depois, selecione vídeo. Assim que carregar o seu conteúdo, selecione a opção Postar vídeos.

Você pode postar vídeo de até 30 segundos de duração. Eles aparecerão em uma aba no dashboard da plataforma. Quando o upload for completado, o vídeo deve aparecer mesmo local que as fotos aparecem, nos resultados de busca do Google.

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