SEO Para YouTube 2023

Publicado em: 14 de junho de 2023

SEO Para YouTube 2023

O SEO para YouTube 2023 é essencial para que as pessoas cheguem até o seu vídeo

O SEO para YouTube 2023 trouxe muitas novidades, afinal, o número de canais e vídeos na plataforma é cada vez maior.

Quando você pensa em SEO, normalmente a primeira coisa que vem em sua cabeça é o Google. É muito simples entender o porquê, afinal, trata-se do mecanismo de busca mais popular e poderoso.

No entanto, vale ressaltar que o YouTube faz parte do Google e também é uma ferramenta de buscas, porém, de vídeos.

Se você ignorar quaisquer outros mecanismos de busca, isso só irá prejudicar o seu negócio.

Talvez você estranhe de início a ideia de um SEO para o YouTube, no entanto, fará toda a diferença.

Este site funciona através de uma barra de pesquisa que está bem no meio e na parte superior da página, como funciona no Google.

Por ter o seu próprio mecanismo de busca, o YouTube tem suas próprias práticas boas de SEO.

Dito isso, do mesmo modo que você quer levar seu site ao topo dos SERPs, você deve tentar levar seus vídeos ao topo do mesmo.

Dessa forma, o SEO para YouTube é um pouco diferente do comum, por isso, você pode levar algum empo para se acostumar com isso.

Mas afinal, o que é o SEO para YouTube?

Essa prática é a aplicação de técnicas de otimização para que um conteúdo seja encontrado pelo motor de busca interno da plataforma de vídeos.

Vale ressaltar, que, por se tratar de vídeos, existem alguns critérios específicos que precisamos observar para otimizar e gerar resultados.

De qualquer modo, uma coisa em comum que ele tem com o Google são as palavras-chave no esforço de otimização.

Vale lembrar que recentes mudanças no canal podem mostrar resultados para as buscas em alguns trechos pontuais do vídeo, e este é mais um motivo pelo qual você deve investir nessa estratégia.

Por que investir em YouTube?

Perceba que, mesmo estando em 2º lugar no ranking dos sites mais visitados do mundo, o YT supera o Google em critérios significantes.

Em média de visita, enquanto o buscador registra cerca de 10 minutos, enquanto o YouTube tem mais que o dobro, aproximadamente 20 minutos de duração.

Outra variante é a quantidade de páginas que cada usuário também tem uma média superior: 8,62 contra 11,64, sem contar a a taxa de rejeição, quase 10% menor no YouTube.

Estes números estão claros o porquê não pode deixar de lado. Afinal, uma plataforma do tamanho do YouTube não pode ser ignorada.

Veja abaixo motivos para investir em SEO para YouTube em 2023.

1. Visibilidade

Conforme o Statista, o YouTube atualmente possui cerca de 2,6 bilhões de usuários.

O país que mais acessa a plataforma é a índia, com mais de 467 milhões de usuários ativos, quase o dobro do segundo que é os Estados Unidos com 247 milhões.

O Brasil está presente no top 5, encontrando-se em 4º lugar, com 138 milhões de usuários ativos por mês.

Não há nenhuma plataforma que possa bater de frente com o YouTube quando o assunto é marca ou criação de conteúdo.

2.Engajamento

O YouTube aponta que os seus usuários passam assistindo aproximadamente cerca de uma hora por dia dos vídeos.

Essa média impressiona e é mostra o porquê essa é uma das melhores, se não a melhor plataforma para gerar o engajamento.

Levar o usuário a tomar ações deve ser objetivo de todo criador de conteúdo, seja ele orgânico ou pago.

Apenas dessa forma podem ser gerados leads qualificados para converter, afinal, ninguém compra nada sem a ação necessária, certo?

3. Apostando em SEO para YouTube em 2023 você permite o mobile marketing

O público que mais assiste YouTube está na faixa entre 18 e 49 rounds e é considerado de alto potencial, tendo em vista que estão em plena idade produtiva.

Mesmo que as pessoas na menor idade e crianças também sejam públicos importantes, é importante centralizar as suas atenções.

Com isso, você deve ficar atento aos dispositivos móveis, que hoje é mais utilizado para assistir do que a própria TV a cabo.

Pessoas acima dos 50 anos fez a audiência aumentar ao longo dos anos, enquanto as da tv tem caído consideravelmente segundo o Google.

Veja algumas dicas para otimizar o seu SEO Para YouTube 2023

1. Use palavras-chave

Diferentemente dos mecanismos do bing e do Google, a frequência das palavras-chave do YouTube começam com “how to.”

Trazendo para o Português, seria “como fazer”? Muitas pessoas buscam soluções, principalmente tutoriais, receitas, dentre outras coisas.

Dessa forma, você deve pensar em utilizar essas palavras.

2. Otimize o título do seu vídeo

Quando você cria conteúdos de título em seu blog e pratica o SEO para o Google, você os otimiza, certo? O mesmo vale para o YouTube.

Além disso, incluindo sua palavra-chave em foco no título do vídeo, também pode resolver um problema.

3. Utilize tags

As tags são são uma das melhores funções de SEO para YouTube.

Tags permitem que você inclua suas palavras mais relevantes, que vão ajudar seus vídeos a obter mais visualizações.

4. Utilize CTA

Se o seu canal recebe muitos comentários, mostra para o YouTube que os seus vídeos são populares.

Dessa forma, assim como no Google, é popularizado o conteúdo mais popular, e o comentário é uma métrica importantíssima.

Além disso, solicite ao seu espectador que ele se inscreva no canal, afinal, as inscrições são fundamentais para o YouTube. Assim, outros conteúdos seus chegarão ao seu espectador, e este é um dos algoritmos que o YouTube usa mais para ranquear os vídeos.

5. Não produza o conteúdo de qualquer forma, invista em uma produção

Ninguém gosta de ver um vídeo em baixa resolução, ou com pouca iluminação e enquadramento ruim, certo?

Por conta disso, utilize sempre um tripé para que você possa manter estabilidade. Além disso, aposte em luzes naturais, como a do sol, por exemplo. Caso isso não seja possível, utilize ring lights e ilumine bem o ambiente.

Pense em um fundo caprichado para produzir os seus vídeos, caso não o tenha, invista em uma tela verde, onde você pode acrescentar um cenário ao fundo.

Faça uma Thumbnail atrativa

Faça uma Thumbnail atrativa

6. A Thumbnail também é essencial para o SEO para YouTube em 2023

A thumbnail, ou miniatura do vídeo não é um fator diretamente de ranqueamento, mas traz um impacto enorme quando se trata do SEO.

Ter uma boa miniatura significa mais cliques, o que consequentemente traz um SEO melhor para o seu vídeo.

Veja se sua miniatura se destaca e mostra aos espectadores sobre o que fala o seu vídeo.

7. Utilize legendas

Essa é uma informação que poucas pessoas usam mas que é imprescindível para o SEO. Isso porque, algumas pessoas com problemas de audição, ou que não podem acompanhar o seu vídeo com som no local em que se encontram, poderão vê-lo e compreendê-lo sem a necessidade do som.

8. Linke o seu canal, não apenas para os seus vídeos

Para melhores resultados no SEO, você precisa ter links para o seu canal e também para cada um dos seus vídeos.

Eles basicamente mostram para o YouTube que você é autoridade no que faz. Pense nisso e veja a melhor maneira de utilizar esses links.

9. Compartilhe em suas redes sociais

Por fim, essa última dica nem precisaria ser dita, no entanto, é sempre válido ressaltar.

Nem sempre o YouTube notificará os seus seguidores, ou então, alguns seguidores nem sabem que você possui um canal no YouTube.

Por conta disso, é fundamental que você compartilhe este conteúdo em suas redes, com o link do vídeo.

O Instagram, por exemplo permite que você faça isso nos próprios stories, bem como o WhatsApp e o Facebook.

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