Agência de Marketing: Como escolher a ideal para sua empresa?

Publicado em: 17 de maio de 2023

Agência de Marketing: Como escolher a ideal para sua empresa?

Para contratar uma Agência de Marketing você deve prestar a atenção em diversos fatores, veja neste artigo

Quando se fala em Agência de marketing, sempre deve-se levar algumas situações em conta, como por exemplo a qualidade da equipe que vai comandar a sua parte digital.

Na maior parte do tempo, o time da casa não possui muito tempo ou o conhecimento necessário para cuidar de determinadas áreas. A Agência serve justamente para que você não precise se preocupar com essa parte. Isso porque, com ela, você poderá contar com todos os serviços que desejar, sem necessitar de uma equipe interna com isso e se atentar a outros setores dentro de sua empresa.

Fazer uma pesquisa de mercado é o primeiro passo para que você consiga encontrar a agência ideal para a sua empresa.

Veja abaixo alguns pontos que você precisa se atentar na hora de escolher uma agência.

1. Defina os serviços que você deseja partindo de seus objetivos

Mesmo antes de você sair atrás de uma agência, pense no objetivo de sua empresa. Pense em quais serão os objetivos de marketing de sua empresa naquele ano.

Assim, reúna-se com sua equipe e veja o que precisa ser feito para que você atinja suas metas. Após isso, faça um plano de ações que devem ser tomadas internamente para depois ir em busca.

Tendo tudo isso, você saberá quais são as características de agência que você procura.

O tamanho das suas necessidades e das suas expectativas irão definir o que as empresas devem oferecer, como o porte, suas especialidades e quanto tempo de contrato você pretende fechar. Afinal, isso também faz parte do processo.

Tanto sua empresa, quanto a agência devem analisar seus objetivos, metas, público e como fazer este marketing.

2. Pesquise sobre o histórico e a reputação da Agência

Primeiramente, o tempo de existência é um fator a se observar. Entretanto, não é tudo, afinal, algumas empresas conseguem resultados rapidamente.

Como o marketing digital não é muito antigo, não adianta contratar uma empresa que tem 30 anos de experiência no mercado. Afinal, o tradicional e o digital são situações diferentes.

As agências mais novas, principalmente as que prezam por novidades e tecnologia podem agregar muito valor também para a sua empresa. Com isso, pode se tornar interessante a contratação de uma.

Por isso, não se deve analisar apenas o tempo de vida, mas outras situações, como:

  • Satisfação de outros clientes da empresa
  • Cases de sucesso
  • O que a agência tem a agregar
  • Certificações e premiações
  • Canais de comunicação da Agência

3. Considere a localização da Agência de Marketing

Isso é muito importante para manter um relacionamento próximo.

Mesmo que os serviços de marketing possam ser feitos e aprovados à distância, o contato próximo precisa ser feito em algumas situações.

Alguns assuntos não devem ser tratados por chat ou videoconferências.

Se você é um gestor que busca contatos presenciais, veja a possibilidade da agência ou de deslocamento dos profissionais da mesma.

Além do mais, a proximidade geográfica facilita no agendamento de visitações da agência em sua empresa.

Analise os cases de sucesso

Analise os cases de sucesso

4. Analise os cases de sucesso

Não há como fechar com alguém que preste serviços sem boas referências, não é mesmo? Sendo assim, busque os portfólios das agências e de que forma e veja de que forma elas ajudaram os seus clientes.

Geralmente essa parte é exposta em alguns materiais como redes sociais, sites ou e-books.

Vale analisar o segmento de clientes atendidos, e quais são os pontos fortes da agência.

5. Entre em contato com outros clientes da Agência de Marketing?

Você pode passar um pente fino em sua pesquisa se entrar em contato com os clientes atendidos pela Agência.

Afinal, há empresas que exibem em sua cartela de clientes para incrementar como prova social, algumas vão muito além dos depoimentos satisfeitos.

No entanto, não se trata só das promoções e vendas, mas sim da satisfação dos clientes.

Tente entrar em contato com estes clientes para saber como a agência trabalha, e se casa com o que você, gestor pensa.

6. Veja os canais de comunicação da agência de marketing

Quando for escolher uma Agência, dê aquela espiada nos principais canais da agência.

Faça essa análise como se a agência fosse o seu concorrente. Busque pontos fortes e fracos em todos os canais de relacionamento na internet.

  • Site: Avalie a usabilidade das páginas, a otimização dele para dispositivos móveis, etc.
  • Blog: Veja a qualidade dos conteúdos, e de que forma eles são divulgados
  • Redes sociais: Como é o calendário dessa agência? Quais são os tipos de post? Como se relacionam com os seus seguidores?
  • SEO: Selecione alguns blogposts e veja a distribuição de palavras-chave e quais fatores influenciam no ranqueamento nos motores de busca

Analisando tudo isso, você terá uma certa noção da linguagem utilizada pela Agência.

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