Publicado em: 14 de março de 2023
O SAC nas redes sociais tem se tornado cada vez mais comum com a evolução tecnológicas
O SAC nas redes sociais, é semelhante ao SAC 2.0 e um novo modo de atender diretamente os seus clientes e pode ser feito de várias formas.
As redes sociais abriram as portas para que empresas em pouco tempo evoluam no relacionamento com o cliente.
Aos poucos, o suporte começou a receber duras críticas, devido a falta de atenção e atendimento. Assim, o SAC pelas redes sociais tem se destacado, devido sua praticidade e estreitamento de relação com o cliente.
No entanto, não basta apenas estar presentes no Facebook ou no Instagram. Se você pretende oferecer um atendimento através destes canais, deverá fazer da forma correta. No entanto, nem tudo são flores para os perfeccionistas.
Dessa forma, você deve alinhar a equipe, oferecer boas ferramentas nas redes sociais e ter um tempo de atendimento. Essas são boas práticas para este tipo de serviço.
Se você não sabe por onde começar, este post é exatamente para você.
O que é o SAC 2.0?
Este tipo de atendimento é essencial para que sua empresa siga crescendo no mercado. Isso porque, atualmente a maioria das coisas são feitas pela internet.
O SAC 2.0 trata-se do atendimento por redes sociais e outros canais online semelhantes, que servem para responder dúvidas de usuário de forma prática e efetiva, no entanto ele não é apenas isso.
Quando se abre esse nicho, você e seus consumidores além de tirar dúvidas, podem recolher feedbacks e fidelizá-los. Além disso, pode apresentar novos serviços e produtos para os mesmos, trazendo informações relevantes de forma efetiva.
Há diferença entre SAC 2.0 e Sac nas redes sociais?
Apesar de serem parecidos, não são iguais. Isso porque, o SAC 2.0 abrange mais coisas do que no SAC para redes sociais.
Como o próprio nome diz, o serviço de atendimento ao consumidor nas redes é o atendimento prestado nas próprias redes.
Sendo assim, pode ser prestada em Facebook, Twitter, Instagram, e mais delas tem surgido aos poucos, como Tiktok, dentre outras.
Quando se trata de SAC 2.0, abrangemos mais plataformas que podem ou não ter ligações com as redes sociais. Sendo assim, envolvem ferramentas de chat ou autoatendimento online.
Além disso, faz o monitoramento para além dessas mídias, como os sites de reclamação, comentários nos buscadores, entre outros.
Sendo assim, os canais de atendimento tornam-se parte deste tipo de SAC, no entanto não é igual, nem se limita a ela.
Como colocar em prática o SAC nas redes sociais?
Para colocar em prática esse tipo de atendimento é necessário ter uma estrutura integrada. Assim, o cliente não irá precisar repetir informações e o seu time poderá otimizar o processo.
Dessa forma, é mais fácil de adquirir a satisfação de seu cliente após o contato com a marca. É preciso levar em consideração alguns fatores:
1. Novos canais de atendimento
Cada usuário tem suas preferências de atendimento com a marca. Por conta disso, é importante que ofereça mais de uma via de contato com o cliente.
Assim, a empresa deve planejar e procurar conhecer os recursos e funcionalidades disponíveis em cada plataforma para fazer bom uso.
Além disso, você deve ter uma linguagem padrão e facilitada para todos os públicos. Isso porque, você não pode deixar dúvidas em seu cliente e esclarecer ao máximo o que tende a oferecer.
2. Tenha uma equipe qualificada
Em um atendimento é necessário que sua equipe preencha todos os requisitos para tal. Isso porque, a pessoa deve saber comunicar-se por mensagem sem erros de ortografia e de modo claro com o cliente.
É fundamentalmente importante que os profissionais tenham conhecimentos profundos sobre o casal de atendimento, e também sobre seus produtos e serviços. Isso porque, na internet o atendimento deve ser ágil e prático.
3. Monitoramento das redes sociais
O monitoramento de suas redes é essencial. Isso porque, todo comentário negativo que vier em suas postagens você deve tentar contornar a situação e resolver as questões dos clientes.
Assim, tendo esse monitoramento você evitará novos problemas futuros.
4. O SAC nas redes sociais é importante, pois elas são um ambiente público
Provavelmente você já ouviu falar no ditado “internet não é terra de ninguém”, certo? Porém, você pode impedir isso, afinal, nos comentários aparecem pessoas para negativar a imagem de sua empresa.
Isso se dá tanto por pessoas que não gostaram de algum atendimento, quanto por concorrentes que se passam por clientes para diminuir a sua imagem.
Sendo assim, evite ruídos e esclareça sempre as dúvidas de seus clientes.
O que você ganha fazendo SAC nas redes sociais?
1. Com este tipo de SAC você agiliza a resolução dos problemas, sem que as pessoas necessitem esperar o atendimento por telefone.
2. Como citamos anteriormente, economiza tempo para os clientes e os vendedores e dinheiro para a empresa.
3. Com as redes sociais você pode mensurar os dados e gerar insights.
4. Você fortalece o posicionamento da marca.
5. Você se aproxima de seus clientes e compreende melhor as suas ações.
6. Irá te ajudar na estratégia de marketing de conteúdo.
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