Mitos e verdades do chatbot

Publicado em: 27 de setembro de 2023

Mitos e verdades do chatbot

Conheça mitos e verdades do chatbot que ninguém te conta

Os chatbots estão se tornando cada vez mais comuns em sites, aplicativos e até em assistentes virtuais, como Siri e Alexa. No entanto, muitos mitos e verdades do chatbot são criados, por conta disso, viemos aqui esclarecer tudo.

Essa tecnologia tem evoluído rapidamente, tornando-se uma ferramenta valiosa para empresas que desejam aprimorar o atendimento ao cliente e automatizar tarefas.

Neste artigo traremos para você todos os mitos e verdades do chatbot.

Mitos e verdades do chatbot: Veja quais são

Mito 1: Chatbots São Apenas para Grandes Empresas

Mito: Embora muitas grandes empresas utilizem chatbots para melhorar o atendimento ao cliente, essa tecnologia não é exclusiva delas. Empresas de todos os tamanhos podem se beneficiar do uso de chatbots.

Hoje em dia, existem soluções acessíveis e fáceis de implementar que atendem às necessidades de pequenas e médias empresas. Um chatbot bem projetado pode ajudar a economizar tempo e recursos, independentemente do tamanho da empresa.

Pequenas empresas necessitam de chatbots para que possam atender a alta demanda devido a pequena quantidade de atendentes. Com isso, irá otimizar o tempo e os leads.

Robôs e humanos podem trabalhar em conjunto

Robôs e humanos podem trabalhar em conjunto

Mito 2: Chatbots Substituirão Completamente os Seres Humanos

Mito: Os chatbots são projetados para aumentar a agilidade no atendimento ao cliente. Por conta disso, O chatbot é uma ferramenta para otimizar os processos de sua empresa. Entretanto, ele não substitui a mão humana. Afinal, quem converte ou pode dar mais detalhes sobre os produtos são os seus atendentes. Dessa forma, o chatbot serve para conter e filtrar as mensagens em massa.

Mito 3: Chatbots são simples e baratos de se desenvolver

Verdade: Chatbots são mais simples do que você pode imaginar. Tanto para desenvolvê-los, quanto para realizar o treinamento. Além disso, empresas que realizam o treinamento e desenvolvem os chatbots costumam oferecer ótimos preços para implementar em seu negócio.

Mito 4: Chatbots São Inúteis e Não Entendem as Perguntas dos Usuários

Mito: Quando bem desenvolvido e treinado por uma equipe que entende sobre atendimento, os bots são capazes de compreender absolutamente tudo. Isso vai desde as gírias e siglas usadas em redes sociais, até os erros de português, podendo inclusive oferecer uma grande diversidade de respostas de acordo com o tom da pergunta.

Robôs não são impessoais

Robôs não são impessoais

Mito 5: Chatbots São Sempre Impessoais

Mito: A personalização de chatbots é uma possibilidade real. Eles podem ser programados para se adaptar ao estilo de comunicação de uma empresa e até mesmo usar nomes dos usuários para uma experiência mais personalizada. Além disso, chatbots podem aprender com as interações passadas e oferecer recomendações com base no histórico do usuário, tornando a experiência mais próxima de uma conversa humana.

Mito 6: Chatbots São Seguros e Não Comprometem a Privacidade dos Usuários

Verdade: A segurança e a privacidade dos usuários são preocupações legítimas. No entanto, chatbots podem ser desenvolvidos com medidas de segurança robustas com a capacidade de proteger os dados dos usuários. Empresas responsáveis implementam políticas de privacidade rigorosas e criptografam as informações dos clientes. É importante escolher soluções confiáveis e estabelecidas ao implementar um chatbot.

Conclusão sobre os mitos e verdades do chatbot

Os chatbots são uma ferramenta fundamental que tem a capacidade de tornar o seu atendimento a experiência de seu usuário otimizada e mais ágil. No entanto, Tivemos que esclarecer os mitos e verdades para que as pessoas que não tem informações concretas sobre o assunto possam compreender melhor e quem sabe pensar sobre este assunto em sua empresa.

Se você pensa em ter um chatbot em sua empresa, não deixe de ler este artigo. Afinal, tendo claras as ideias sobre os chatbots, sente-se mais seguro para implementá-los.

Transforme a sua empresa com a tecnologia do futuro! Contrate o nosso Chatbot desenvolvido pela Agência We Digital e melhore o atendimento ao cliente, aumente a eficiência e impulsione o crescimento.  Preencha o formulário e entraremos em contato com você para apresentar o nosso projeto. 

Juntos, vamos impulsionar seu negócio para o próximo nível