Publicado em: 30 de março de 2023
Você sabe como realizar vendas online através do market place?
Se você tem Facebook provavelmente já ouviu falar no Marketplace, certo? Mas afinal, o que é e como funciona essa plataforma? Uma das melhores definições para ele seria um “shopping virtual”. Isso porque trata-se de uma plataforma de vendas online colaborativa.
Ou seja, funciona mais ou menos como um e-commerce, porém com vários vendedores ocupando o mesmo espaço.
Como fica em uma rede social tão movimentada, a chance do vendedor ser visto é muito maior. Além disso, encontrará mais facilmente o seu público-alvo, já que quem deseja encontrar algo específico.
Este tipo de negócio se popularizou em meio a crise financeira no Brasil. Isso porque foi uma maneira do brasileiro conseguir complementar a sua renda ou investir o seu dinheiro e começar o seu próprio negócio.
É muito importante que você busque fazer algo diferente para se destacar em relação a concorrência, assim como funciona no comércio.
Quem está adentrando neste mercado deve ter consciência que o brasileiro faz compras online cada vez mais. Além disso, é necessário que estude o comportamento de mercado, o que mais vende e de que forma.
O Marketplace é uma excelente alternativa para quem está começando a empreender porque não necessita um grande investimento inicial para começar a vender.
O que é o Marketplace?
Como citado anteriormente, ele pode ser definido como shopping virtual, com diversos lojistas buscando vender os seus produtos no mesmo lugar. Diferentemente do e-commerce, onde cada pessoa deve criar e fazer a gestão de seu site. Já no Marketplace é uma lógica coletiva, mais ou menos como funciona em um shopping center.
O grande diferencial da plataforma é que você pode evidenciar o seu produto para mais pessoas, trazendo um alcance maior do que em um e-commerce comum. Além disso, o cliente terá uma experiência semelhante a que ele tem no varejo físico.
Por que investir na plataforma?
O Marketplace pode ser considerado uma ótima alternativa para quem quer iniciar no mercado online de vendas ou para quem já empreende e tem experiência com este tipo de negócio. Muitas vezes estes empreendedores optam por expandir os negócios da loja física para a virtual.
Além de colocar a sua cara nas mídias online, você deve fazer anúncios qualificados e utilizar o seu dom de vendedor. Este processo é mais fácil para quem já tem alguma experiência com vendas mesmo no varejo físico.
O que muitas pessoas não sabem, é que para você vender, você tem que saber fazer isso, ou aprender. Aproxime-se de seus clientes, esclareça todas as suas dúvidas, atenda cada cliente como único.
A maior vantagem do Marketplace é a oportunidade que pequenos empreendedores tem de competir com as grandes empresas. Além disso, assim como funciona no e-commerce, é possível enviar as mercadorias através de correios. Isso fará com que o vendedor consiga enviar o seu produto para qualquer lugar do país.
Quais e-commerces proporcionam para os empreendedores o modelo de Marketplace no país?
O mercado traz várias opções atualmente, entretanto, as principais são:
B2W Essa é a maior loja da América Latina que atua dentro de diversas marcas, dentre elas: Americanas, Submarino e Shoptime. Estes sites recebem cerca de 191 milhões de pessoas por mês.
Via Varejo Neste você pode encontrar alguns sites, como: Csas Bahia, Ponto Frio, Extra, dentre outros. Segundo o Via Varejo, os seus sites tem cerca de 80 milhões de acesso durante todos os meses.
Mercado Livre Este foi um dos primeiros a surgir, na América Latina ao todo são cerca de 10 milhões de vendedores para mais de 34.000.000 de consumidores.
Amazon Foi a criadora do conceito de Marketplace e já tem mais de 20 anos de E-commerce.
Qual a documentação necessária para que você entre no Marketplace
A documentação solicitada pelas diferentes plataformas de Marketplace pode variar de uma para outra. Sendo assim, é importante que você esteja pronto(a) para qualquer uma dessas situações.
CNPJ
Assim como em todo negócio que precisa ser regulamentado e cadastrado, um CNPJ é fundamental. No caso de quem empreende sozinho, ou está começando, o MEI irá servir.
E-CNPJ
É o mesmo do CNPJ, porém na versão digital. Ele será essencial para assinar contrato e prestação de serviço com o Marketplace. Vale ressaltar que os canais de venda para quem tem empresa necessitam deste documento.
Certidão negativa
Para a segurança de seu negócio, e evitar reprovações do Marketplace, é importante que você consulte a sua certidão negativa de débitos no site da receita federal.
CNAE
Para que você seja um comerciante no marketplace, é essencial que você tenha o CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômicas para varejista. Caso você já tenha e deseja consultar a classificação de seu negócio, basta clicar aqui.
Além disso, caso sua loja não esteja classificada com a CNAE varejista, você deverá incluí-la em seu CNPJ. Para realizar o processo você deve fazer um contrato social com a assinatura de todos os representantes legais de sua loja.
Sintegra
Por fim, você deverá emitir uma nota fiscal para que possa começar a vender no Marketplace. Para emitir este documento você deverá estar cadastrado no sistema integrado de informações de operações interestaduais de mercadorias e serviço, também conhecido como Sintegra.
De modo geral, as plataformas que oferecem Marketplace solicitam o CNPJ para verificar se há este registro. Entretanto, se ficar com dúvidas é importante que você procure o seu contador.
Aguardando a aprovação do Marketplace
Quando você preencher todas as informações de cadastro, deverá esperar o canal aprová-lo. Normalmente ocorre de forma rápida.
Caso algum de seus documentos não estejam de acordo, o Marketplace irá te avisar e você deverá resolver o que está pendente.
Para tentar realizar uma nova tentativa, você deverá esperar mais alguns dias.
Por fim, o processo de cadastro costuma ocorrer de forma rápida e normalmente te guiará de forma intuitiva para que você prossiga com o seu cadastro até o final.
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