Publicado em: 6 de julho de 2022
Tráfego Local
O tráfego local é uma estratégia que pode ser feita em diversos canais, como é o caso do Facebook, Instagram e Google. Este tipo de tráfego consiste em impulsionar empresas de uma região. Ou seja, tornar ela mais famosa, trazer mais clientes e consequentemente aumentar o seu faturamento.
O Tráfego Pago atualmente é uma das estratégias de Marketing Digital que tem dado mais resultados. Desta forma, ela está presente no mercado há alguns anos, e vem sendo utilizado em diferentes plataformas e com diversos objetivos para as empresas atingirem suas metas.
No caso de negócios locais, as campanhas são principalmente usadas para gerar vendas ou leads.
Neste post, você poderá ver o que é o tráfego local, como ele funciona, e qual a sua importância.
Como funciona tráfego pago?
Todos os negócios, sejam eles físicos ou virtuais, desejam que sua marca seja reconhecida e ter uma gama cada vez maior de clientes. Por conta disso, você coloca isso em prática através de estratégias, responsáveis por aumentarem a quantidade de pessoas impactadas pela empresa.
Desta forma, as empresas tendem a trabalhar com todos os segmentos online que possui. Como é o caso de redes sociais, canal no YouTubeou páginas de vendas.
Dito isso, podemos afirmar que o tráfego pago atrai esses clientes para o seu veículo. Ou seja, você investe o seu dinheiro para colher os frutos no futuro, aumentando o tráfego, trazendo reconhecimento de marca e consequentemente vendendo.
Ter uma Agência de Marketing que faça a gestão de tráfego para você é uma ótima opção, principalmente se for para os seus negócios locais. É ainda mais essencial para sua empresa, que ainda não conta com um grande público e visa crescer.
Por conta disso, a We Digital oferece para você, pequeno, médio e grande empresário uma equipe completa que te oferece todo o serviço de gestão de tráfego.
Entretanto, podemos deixar claro que a compra de links patrocinados não são receitas de bolo. Ou seja, toda estratégia leva um tempo para começar a dar resultados.
Isso porque, marketing digital trata-se de testes, alguns darão certo, outros nem tanto. Porém , é apenas através deles que conseguimos chegar ao cliente mais quente e com mais potencial de adquirir os seus serviços/produtos.
Quando você conseguir atrair pessoas para os seus meios de comunicação, você precisa conquistá-los. Como fazer isso? Encontrando soluções para dúvidas e problemas dentro de seu portal e de suas redes sociais.
O que é o tráfego para negócio local?
O primeiro ponto a ser dito, é que este texto é indicado exclusivamente para pessoas que possuem um estabelecimento com um endereço fixo. Ou seja, academias, restaurantes, bares, etc. Entretanto, essas empresas devem contar com veículos digitais também, por exemplo: E-commerce, redes sociais ou um site.
Resumindo: O tráfego para negócios locais trata-se do que usufruir de ferramentas de marketing digital para gerar mais engajamento e visibilidade, e para atrair clientes novos para um estabelecimento.
Sendo assim, vale dizer que há dois tipos de tráfego local na internet: O orgânico e o pago, ambas são estratégias diferentes. Entretanto, o tráfego orgânico é gratuito, porém, pode acabar custando mais caro que o pago. Isso porque, o segundo economiza algo que o orgânico não, o tempo.
Ou seja, se depender do tráfego orgânico, sem necessariamente depender do pago, você irá necessitar de muito mais tempo, e o seu serviço, ou mercadoria investidos estão lá, esperando, às vezes até “apodrecendo”, quando ninguém vê.
Mas na dúvida, use as duas estratégias, afinal, como dissemos antes, marketing é teste, e os testes dirão qual é a melhor maneira de obter resultados.
Como funciona o tráfego orgânico local?
Para este tipo de tráfego, pode ser que demore ou não para começar a dar resultados, o mundo digital é surpreendente e imprevisível e vários fatores comprovam isso. Entretanto, há alguns passos para que sua empresa apareça nas primeiras páginas do Google de forma orgânica.
1. Crie uma conta no Google meu negócio- Para este passo, é fundamental que você preste a atenção em alguns detalhes, como a Geolocalização. Isso porque, se o tráfego é local, a ideia é que os clientes morem ou trabalhem em regiões próximas ao seu empreendimento.
2. Invista na estratégia de SEO (Search Engine Optimization)- A estratégia de SEO é incrível para tráfego orgânico. Entretanto, você precisa ter paciência, porque é uma estratégia que demanda mais tempo. Nós, da We Digital, oferecemos este serviço para a sua empresa, com os melhores profissionais no mercado.
3. Tenha uma página de seu empreendimento nas redes sociais- Quem é visto é lembrado. Sendo assim, em quanto mais veículos digitais sua empresa estiver, mais fácil será de alcançar novos públicos.
Como funciona o tráfego pago para negócios locais?
Hoje há inúmeras opções de fazer tráfego pago para negócios locais. Entretanto, hoje iremos falar das principais maneiras, que são nossas principais formas de fazer gestão de tráfego. Ou seja, no Facebook Ads e Google Ads.
A grande diferença/vantagem do Google em relação ao Facebook, é o chamado “tráfego de permissão”. Isso porque, quando você pesquisa diretamente por algo que queira, podem ser automaticamente impactado(a) por anúncios do Google Ads. Ao clicar em um deles, irá ir direto para o tráfego do anunciante.
Já no Facebook/Instagram Ads, o seu anúncio impactará pessoas que estão trafegando por essas redes sociais. Pode ser considerado como “tráfego de intromissão”. Este nome não o torna negativo, apenas indica que é algo que o user não esperava por aquela propaganda, mas de alguma forma viu algo que chamou sua atenção.
Você pode utilizar as seguintes estratégias para uma campanha de tráfego pago local:
- Google Ads dentro do Google Meu Negócio
- Campanha do Google Ads dentro do Maps
- Smart campaigns (campanhas inteligentes
- Campanhas de envolvimento, tráfego e conversão dentro do Facebook Ads
Veja abaixo alguns objetivos para campanhas de negócios locais
O primeiro passo é entender quem é o seu público-alvo. Se você não estiver experiência dentro da área do Marketing e de campanhas, pode entrar em contato conosco da We Digital, poderemos te ajudar a identificar o seu público e cuidar de suas campanhas.
Resumidamente, os públicos são divididos em três partes:
- Público frio (ou topo de funil): Quando as pessoas não conhecem o seu negócio, a ideia é que você apresente sua empresa, ou dê algo relevante para o leitor
- Público Morno (meio de funil): São pessoas que de alguma forma já interagiram com a sua empresa ou em suas redes
- Público quente (fundo de funil): Estes são seus clientes. Ou seja, já realizaram compras ou utilizaram o seu serviço
Veja abaixo dois objetivos para você usar em suas campanhas.
1. Branding
Neste objetivo, você basicamente cria um público para o seu empreendimento. Para fazer este tipo de campanha você pode colocar em suas campanhas os seguintes objetivos.
- Alcance – Ou seja, quantas pessoas sua campanha irá alcançar
- Envolvimento, ou engajamento. Nessa as pessoas interagem com a sua publicação
- Vídeo view (Visualizações de vídeo)
2. Mensagem de WhatsApp
Essa o próprio nome diz. Nessa campanha, você irá linkar de Facebook Ads com um botão jogando para o seu WhatsApp Business. Isso mesmo, para este tipo de campanha você deverá usar o WhatsApp Business.
IMPORTANTE!
Lembre-se, a campanha é para os leads chegarem até sua empresa. Sendo assim, é essencial que você tenha estrutura e uma equipe de atendimento. Isso porque, a demanda pode ser maior do que você imagina.
Veja abaixo algumas metas para este tipo de campanha:
- Alcance, linkando para o seu WhatsApp Business
- Tráfego com um link para o seu WhatsApp
- Conversão para uma página com o botão para WhatsApp Business
- Campanha de mensagens para WhatsApp, Direct no Instagram ou Messenger no Facebook
Por fim, para você escolher a melhor estratégia para a sua campanha, deve testar boa parte dos modelos. No entanto, consulte nossa Agência de Marketing, iremos te orientar da melhor maneira possível.