Chat GPT: Será que é o fim do SEO?

Publicado em: 6 de abril de 2023

Chat GPT: Será o fim do SEO?

Veja o que é o Chat GPT e como utilizá-lo ao seu favor

Com a chegada do Chat GPT, muitas pessoas pensam que a estratégia de SEO está chegando ao fim, assim como o Google. No entanto, isso trata-se de um mito e você pode aliar a estratégia junto a nova tecnologia.

Não é de hoje que a inteligência artificial é um assunto decorrente na sociedade. Do ponto de vista do marketing e do SEO, principalmente, isso porque, podem ser utilizadas como ferramentas imprescindíveis à estratégia e execução de tarefas.

Desde o final de 2022, o Chat GPT trouxe uma verdadeira revolução tecnológica para quem trabalha na área de programação e otimização de sites para os mecanismos de busca. Isso porque, este modelo artificial de linguagem chegou a levantar a um debate sobre o fim do Google e do SEO. Entretanto, a tecnologia se mostrou mais aliada do que exterminadora.

Ela é aberta e tem se tornado uma grande aliada para facilitar tarefas operacionais e racionalização de estratégia para desenvolvedores, redatores e analistas de SEO. Sua ideia principal é fazer melhorar a presença de um site nos resultados do Google.

No artigo de hoje, vamos abordar o porquê o Chat GPT e outras tecnologias podem ser de grande valia, não para substituir um profissional, mas para otimizar o trabalho de SEO.

O que é o chat GPT

De acordo com a própria ferramenta, o Chat GPT é um “um assistente de inteligência virtual criado para ajudar a responder perguntas e fornecer informações sobre diversos assuntos”.

A ferramenta é uma inteligência artificial alimentada com uma vasta quantidade de dados que pode prever qual será a próxima palavra de uma frase. Quanto mais informação você passa pra ela, mais ela aprende a ser utilizada para outras tarefas.

Dessa forma, ele não apenas entende, como também responde a linguagem humana. Trata-se de uma tecnologia semelhante ao da Alexa ou do Google Assistant.

Como produz respostas de forma extremamente simples e didática, ela se tornou útil para diversas atividades. Ou seja: Roteiros automatizados para Youtube e Podcasts, por exemplo ou criação de códigos para programação em HTML.

O que o Google pensa dessa inteligência artificial?

No blog para desenvolvedores, o Google se pronunciou sobre os conteúdos criados como um auxílio de um gerador de texto automático, como é o caso do Chat GPT para escrever novos conteúdos.

Neste mesmo período, a plataforma informou que um bom conteúdo são textos que estejam alinhados com a diretriz, o que chamam de EEAT, que tem o significado de:

  • Expertise – Ser reconhecido como bom ou o melhor em seu nicho de atuação
  • Experience (Experiência) – que a pessoa que escreveu o conteúdo tenha experiência naquilo que o texto está dizendo
  • Authority (Autoridade) – Onde o site deve demonstrar autoridade no conteúdo que passa
  • Trustworthiness (confiança) – sua plataforma oferecer confiabilidade, seja para transações financeiras, quanto nas informações que publica

O conteúdo dele pode ser identificado pelo Google?

O buscador é capaz de identificar conteúdos gerados em inteligência artificial, e reconhece o uso desta ferramenta. No entanto, mesmo com alto nível de uso de ferramentas de IA para escrever textos, o Google se compromete a não penalizar estes artifícios, desde que elas não sejam usadas para driblar a inteligência do Google.

Em seu blog, o buscador diz que “a IA pode ajudar e gerar conteúdos úteis de maneira nova e empolgante”, e seu foco será “na qualidade do conteúdo, e não na forma como ele será produzido, entregando resultados confiáveis e de alta qualidade ao usuário”.

Dessa forma, ele deixa claro que os conteúdos criados pela inteligência não terão nenhuma vantagem em relação ao conteúdo original dos redatores.

Chat GPT para SEO

Chat GPT para SEO

Como usar o Chat GPT para SEO?

Como citamos anteriormente, essa ferramenta pode auxiliar bastante os criadores de conteúdo. No entanto, a inteligência artificial pode ir muito além.

Ela pode ser utilizada de diferentes formas para ranquear melhor um site nos resultados do Google. Seja para implementação de melhorias no onpage, quanto para estruturar o SEO técnico e ideias de ações pro offpage.

Chat GPT para SEO técnico

Para trabalhar com o SEO técnico, ele é capaz de gerar uma estrutura básica de robots.txt, que além de oferecer uma explicação básica de como você deve preencher cada linha em HTML e o que cada uma dela irá fazer.

Além disso, gera dados estruturados em uma página. Como por exemplo FAQ ou e-commerce, por exemplo.

No SEO on page

Dentro do SEO on page, o Chat GPT ajuda a analisar e pesquisar palavras-chave, assim como um texto. Entretanto, você não pode utilizar apenas a ferramenta, afinal, inteligências artificiais jamais serão como a humana. Isso porque, se ocorrer algum erro, o humano tem mais facilidade em detectar e fazer as alterações de forma correta.

A ferramenta também é capaz de verificar qual é o termo mais fácil de obter resultados mais rápidos.

Além disso, ele ajuda a elaborar uma estratégia de conteúdo consolidada, assim como segmentar por intenção de busca.

Dessa forma, o Chat GPT torna-se um grande aliado do criador de conteúdo.

Chat GPT no SEO offpage

No SEO offpage, a ferramenta auxilia na criação de tópicos para pautas jornalísticas, assim como gera dados e fontes jornalísticas.

Que tal contar com uma Agência que oferece serviço de SEO?

Nós, da We Digital, contamos com uma estrutura completa de SEO, Social Media e Gestão de Tráfego.

Com isso, seu negócio irá decolar. Que tal conhecer um pouco mais de nosso trabalho. Preencha o formulário e entraremos em contato com a sua empresa.

Juntos, vamos impulsionar seu negócio para o próximo nível